O site Clases de Periodismo sintetizou as dicas em artigo. O título “Como conseguir 100 mil seguidores no Twitter em nove meses?” é respondido com três afirmações, a quarta é por minha conta, que também resolvi estender as dicas para jornalistas:
- Não é necessário comprar um livro
- Devemos ser criativos
- Temos que entender nosso público e ter conteúdo atraente
- Não existe fórmula mágica
Inaugurada no dia 22 de maio de 2012, a conta ganhou 15 mil seguidores já no dia seguinte, o que certamente é fruto da forte marca “Huffington Post” na web. Ao longo do tempo, o crescimento foi resultado do trabalho conjunto de produção de conteúdo e monitoramento do microblog.
O Huff espanhol se esforça para entender que tipo de linguagem seu leitor se identifica, observa quais publicações têm mais retorno e trabalha em cima disso na criação de conteúdo. “Não podemos ser apenas uma máquina de tuitar, é necessário um toque humano”, acrescentou o Clases de Periodismo. Ferramentas como o Storify podem nos ajudar muito a realizar um trabalho diferenciado no microblog.
Por mais genérico que possa parecer, absorver esse conceito é de extrema importância para o jornalista e seu veículo ganharem espaço no Twitter. Não ouvir o que seu público tem a dizer é fatal para qualquer publicação.
Não existe fórmula mágica. É tudo questão de enxergar o ambiente a sua volta e se adaptar a ele de forma criativa e consistente. Afinal a qualidade do nosso conteúdo também não pode ser comprometida em virtude do que “bomba” nos TTs, devemos ter cuidado com a banalização e, inclusive, com hoaxes. (O que são hoaxes?)
Fique atento, cada palavra linkada neste post te leva a um artigo mais aprofundado (e relacionado à palavra) sobre jornalismo no Twitter =)
0 comentários :
Postar um comentário