13 de mar. de 2013
0 comentários

7 dicas para cobertura de eventos via Twitter


Logo do TwitterO jornalista David Higgerson publicou em seu blog algumas dicas para otimizar a cobertura de eventos via Twitter. Para engajar o público e transformar a cobertura verdadeiramente social, Higgerson mostra que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Sem rodeios, vamos às dicas:

Atribua corretamente as citações e comentários – isso demonstra que pessoas de verdade estão participando do evento, além de despertar o interesse ou afinidade do público com o nome de quem citou a frase.

Repita perguntas feitas no evento – Higgerson observa que o rumo de um debate pode mudar completamente após a pergunta de algum participante. É importante deixar isso claro para quem está acompanhando online

Publique os dados apresentados – muitas vezes o que mais nos interessa numa apresentação são os dados. Se são dados públicos, informe-os aos seguidores de maneira objetiva e contextualizada em seus tweets.

Peça a opinião dos seguidores – conforme o planejamento da cobertura via Twitter, o próprio evento pode estar aberto a perguntas oriundas do Twitter. Ainda que não, é importante saber o que os seguidores estão pensando sobre o evento e sua cobertura em si.

Compartilhe as respostas – Higgerson recomenda não termos medo de reações negativas: elas fazem parte. E, segundo ele, pega bem compartilhá-las, pois é uma demonstração de que você está aberto a críticas e opiniões contrárias. Claro que uma resposta ou solução ao problema também deve ser apresentado. No caso das positivas, tranquilidade total, mas não exagere nos retweets, em nenhum dos casos.

Se errar, corrija – errar é humano, tentar apagar o tweet errado como se nada houvesse acontecido, é complicado. Se publicou algo errado, publique outro tweet corrigindo, seja transparente. É o que recomenda Higgerson e especialistas em comunicação em geral.

Não se limite a 140 caracteres – imagens, vídeos e conteúdo externo também são bem-vindos para complementar a cobertura no Twitter. E após finalizado, não se esqueça de fornecer link para a matéria completa sobre o evento.

Essas dicas foram retiradas do blog do jornalista David Higgerson, que fez uma análise mais aprofundada (em inglês) e trouxe outras dicas complementares para coberturas no Twitter, além de exemplos práticos.

Eu tenho outras duas alternativas (em português) para você se aprofundar:

- Jornalismo, Twitter e Storify: dicas para a cobertura “social” de um evento

- Liveblog Pro: plataforma gratuita de liveblogging para jornalistas e blogueiros

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top