2 de abr. de 2013
0 comentários

New York Times publica foto tirada com Instagram na capa do jornal impresso


Foto do Instagram na capa do NYTimes

O New York Times publicou na primeira página de seu jornal impresso no último domingo, 31 de março, uma foto tirada com Instagram. A imagem que mostra o jogador de basebol Alex Rodriguez do New York Yankees, foi registrada pelo fotógrafo Nick Laham num iPhone e licenciada no site Getty Images.

A atitude foi vista com olhos negativos pelo Business Insider, que no mesmo dia publicou artigo online com os dizeres, em tradução livre: “Fotógrafos tradicionais deveriam ficar horrorizados com a capa de hoje do New York Times”. O fato também foi repercutido pela Poynter, que foi um pouco mais otimista, alegando que “talvez este não seja o fim da fotografia”.

A relação do jornalismo com Instagram é uma tendência crescente. A combinação de mobilidade, social e local traz ao jornalista a oportunidade de criar histórias de onde estiver, além de engajar, inclusive com projetos colaborativos, um público segmentado localmente. Tudo com praticidade e rapidez.

A aplicação de filtros nas fotos do Instagram desperta o debate sobre a utilização dessas imagens para fins jornalísticos. Considerando a finalidade e o contexto da imagem na ilustração de uma notícia, o uso ou não de filtros não afeta sua credibilidade. Para hard news (denúncias, acidentes, etc), particularmente prefiro sem filtros. Em editorias mais leves e pautas como coberturas de shows e exposições, a flexibilidade é maior.

E ao levar em conta que um fotógrafo profissional também “fabrica” a foto desde o momento em que escolhe ângulo, iluminação, perspectiva, etc, não poderíamos atribuir apenas a um filtro automático a condição de barreira ao uso do Instagram no jornalismo.

Se quiser ver a matéria que foi capa do New York Times com foto do Instagram, clique aqui. Para conferir a galeria completa de fotos do fotógrafo Nick Laham do time de basebol dos Yankees, vá aqui. Mais sobre dicas para jornalistas no Instagram logo abaixo:

- 6 dicas para jornalistas no Instagram
 
- Jornalismo colaborativo com Instagram: como ilustrar histórias com fotos do seu público

- Curso online grátis de Pinterest e Instagram para empresas

- @instajournalists promete dicas para jornalistas no Instagram

5 ferramentas grátis para turbinar o Instagram

- Como encontrar fotos geolocalizadas do Instagram pelo Google Mapas

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top