3 de abr. de 2013
0 comentários

O que são hoaxes? E como jornalistas podem evitá-los


MentirosoHoax é o nome dado aos boatos que se espalham na internet via redes sociais, e-mail e outros mecanismos de comunicação online. O conteúdo dos hoaxes gira em torno de histórias falsas envolvendo os mais diversos gêneros e assuntos. Geralmente são apelativos e se aproveitam de temas populares para ganhar mais alcance.

O hoaxes podem surgir em formatos como texto e imagem, variando conforme a linguagem predominante da rede onde é lançado. Morte de celebridades, imagens inusitadas, fatos chocantes ou de impacto imediato às pessoas são inventados de modo a aguçar a curiosidade do público, que uma vez “fisgado”, compartilha o conteúdo o transformando em viral. Nessa onda, jornalistas apressados podem se deixar levar e acabarem enganados também.

Alguns exemplos de como, onde e por que hoaxes se espalham


Diferente de vírus ou ataques de phishing, que visam o roubo de informações da pessoa ao se passar por uma instituição séria, os hoaxes têm outras finalidades. Normalmente são usados para difamar pessoas ou instituições, transmitir visões políticas, atrair tráfego para determinada página/site/blog/perfil ou mesmo por diversão irresponsável.

No Facebook, por exemplo, é comum se deparar com montagens e imagens que transmitem mensagens falsas ou fora do contexto. A vontade de expressar sua visão sobre algo polêmico ou de surpreender seus amigos com uma “bomba” levam ao compartilhamento inocente – ou não - de hoaxes.

Este é um bom e recente exemplo. Observe que apenas a publicação original retratada no print tem mais de 14 mil compartilhamentos. E até que foi desmentida, muita gente acreditou, formulou e publicou opinião a respeito – enganado.

Hoax Jean Wyllys no Facebook

Neste, o ministro Joaquim Barbosa supostamente condena os belo-horizontinos pela reeleição de um vereador. A imagem fez sucesso por expressar a indignação de parte da população pela vitória do político na câmara municipal. Na época, eu mesmo tratei de desvendar o hoax em meu perfil pessoal.

Hoax Joaquim Barbosa no Facebook

No Twitter, não foi uma ou duas vezes que um grande hoax se espalhou, chegando inclusive aos trending topics. A “morte” de Steve Jobs e Jackie Chan já mobilizou o microblog algumas vezes. O ator Roberto Bolaños, que interpretou o personagem Chaves, então, é frequentemente “assassinado” na rede.

Como identificar um hoax?


Todo cuidado é pouco ao se deparar com algo impactante na internet. Num primeiro momento, não se preocupe tanto em descobrir de onde veio o boato, mas se ele é verdadeiro ou se realmente não passa de hoax. Use o senso crítico, observe, analise, pesquise.

Comece pelo básico: veja se contém erros ortográficos ou falhas na edição da imagem como recortes grosseiros e imagens pertencentes a outro contexto. Reflita sobre o perfil de quem está compartilhando: essa pessoa/instituição é confiável? Se você for uma pessoa “comum”, verifique em portais de notícia. Se for jornalista, procure uma fonte que possa confirmar. Seja paciente.

Na imensidão de conteúdo web, o que vale é a credibilidade


Para jornalistas, blogueiros e produtores de conteúdo online, desenvolver habilidades de checagem na internet é essencial para não ser enganado. Afinal uma coisa é um usuário desavisado compartilhando um hoax em seu Facebook, outra é seu veículo noticiando um fato inverídico.

Não poupe esforços para adquirir conhecimento no campo da investigação online, além de aperfeiçoar as outras técnicas de apuração que certamente você já domina. A imensidão de conteúdo publicado na web não para de crescer, e caberá aos profissionais na informação selecionar e filtrar o que é de qualidade para o usuário final.

Os artigos listados abaixo podem ajudá-lo a dar os primeiros passos nessa área e evitar que seja enganado por hoaxes:

- Dicas de busca no Google: como verificar a credibilidade de informações

- Credibilidade e apuração online: diferencial no jornalista digital

- Gangnam Style, Nostradamus e o fim do mundo: como descobrir a farsa com a busca avançada do Google

- Jornalismo no Twitter: como investigar e descobrir tweets falsos

- A relação entre redes sociais, jornalismo, sociabilidade e investigação online

A leitura Débora Nonemacher sugeriu mais uma ferramenta para checar hoaxes: http://www.quatrocantos.com/ 

Fonte da imagem: Wikimedia Commons

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top