20 de fev. de 2013
0 comentários

Credibilidade e apuração online: diferencial no jornalismo digital


credibildiade-jornalismo-internetMarkham Nolan, editor de mídias sociais do Storyful, considerada a primeira agência de notícias de mídias sociais do mundo, ministrou palestra no TED sobre verificação de informação online. Habilidade cada vez mais necessária para jornalistas digitais.

Na apresentação, Nolan cita o quão preciosa é a web em termos de conteúdo. No entanto, ele ressalta que nem tudo é confiável, por isso a necessidade de jornalistas desenvolverem habilidades de checagem online para evitar os hoaxes – boatos difundidos nas mídias sociais como se fossem verdade. Credibilidade é nosso diferencial na internet.

Grandes eventos que repercutiram na rede com abundância de conteúdo de pessoas comuns, como a Primavera Árabe e o furacão Sandy são exemplos de oportunidade e armadilhas para o jornalismo online.

Ao mesmo tempo que jornalistas encontravam um mar de informações em tempo real, se deparavam com montagens e fakes, inclusive com alto grau de realismo.

Para ajudar esses profissionais, Nolan aponta algumas ferramentas gratuitas para apurar informações online. Entre elas o Spokeo – mecanismo de buscas especializado em pessoas nos EUA, Google Mapas, busca avançada do Google e o Wolframen Alpha – um banco de informações inteligente (em inglês).

Apesar das tecnologias de investigação online, Nolan ressaltou que as velhas técnicas de apuração “offline”. “Listas de endereço e ligações telefônicas também ajudam muito”, disse.

Achar e manter boas fontes é um grande diferencial em tempos de abundância de informação. E uma maneira de organizar essas fontes online são as listas do Twitter (aqui tem um post ensinando a fazer isso).

O discurso do editor de mídias sociais do Stofyful é semelhante ao de Eric Schmidt, CEO do Google, que também apontou como tendência no jornalismo o desenvolvimento de habilidades de checagem online para ganhar credibilidade perante os leitores. Diferencial que colocará os jornalistas em vantagem diante dos geradores de conteúdo ruim e desqualificado na web.

A palestra ministrada por Markham Nolan no TED está disponível com legendas em português. Se tiver um tempinho, vale muito a pena assistir. São menos de 15 minutos:


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top