5 de fev. de 2013
0 comentários

Eric Schmidt, CEO do Google, fala sobre o futuro do jornalismo


ericschmidt008
Eric Schmidt, CEO do Google, falou o que pensa sobre o futuro do jornalismo no seu próximo livro, “The New Digital Age”, que será lançado em abril deste ano. Schmidt comenta o novo papel da grande imprensa perante os milhares de blogs que surgem na internet e a importância do Google Autoria para redatores web e SEO.

As informações são do The Wall Street Journal, que teve acesso antecipado à obra. Abaixo, a tradução livre do trecho em que o CEO do Google fala sobre o futuro do jornalismo, publicado pelo jornal.

Grande imprensa x fontes independentes

“O efeito de ter tantos novos atores conectados através de uma série de plataformas on-line no grande, difuso, sistema de mídia, é que as grandes empresas de mídia irão reportar menos e validar mais... Na verdade, a elite provavelmente confiará mais nas organizações de notícias já consolidadas simplesmente porque o número de informações de baixa qualidade na rede cresceu muito”, disse.

Em outras palavras, Schimdt simplesmente quis dizer que a infinidade de fontes de informação providas pela internet não é uma ameaça ao jornalismo. Mas uma oportunidade para que grandes veículos provem sua credibilidade perante o público. Para o executivo, as habilidades de investigação jornalística estarão ainda mais em prova neste novo cenário – que já começamos a vivenciar.

Google Autoria e  SEO

Outro ponto abordado pelo CEO é a relação do anonimato com a falta de credibilidade e qualidade das informações online. Schimdt afirmou que o mecanismo de busca do Google dará preferência para o conteúdo que esteja vinculado ao perfil do autor no G+. Isso mesmo, o Google Autoria (Authorship) terá impacto direto nas estratégias de SEO. Mais uma razão para jornalistas ficarem atentos ao assunto.

As palavras de Schmidt remetem a assuntos abordados em alguns posts da Coluna Digital. Se você concorda com o executivo ou quer se aprofundar nesses temas, certamente vai se interessar por esses artigos:

- Dicas de busca do Google: como verificar a credibilidade de informações

- Gangnam Style, Nostradamus e fim do mundo: como descobrir a farsa com a busca avançada do Google

- Como jornalistas podem utilizar o Google Plus (onde cito o Google Autoria)

- Manual de Redação SEO para jornalistas


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top