9 de jul. de 2012
0 comentários

Jornalismo no Google Plus: como jornalistas podem usar a rede social


jornal-google-plus

O potencial das mídias sociais como ferramenta para o Jornalismo é algo que sempre ressalto por aqui. Quando falamos sobre esse assunto, normalmente, Facebook, Twitter e Blogs logo são as opções mais recorrentes. Mas dessa vez coloco em pauta uma rede que, apesar dos pesares, não pode ser ignorada: o Google Plus.


Como o Google Plus pode ser usado por jornalistas e veículos de comunicação?

O Google Plus foi criado em 2011 em resposta ao crescimento estrondoso do Facebook. Mas desde seu lançamento oficial, o Google enfrenta um grande problema: “ninguém” usa sua rede social. E olha que são 250 milhões de usuários, de acordo com anúncio da empresa em junho deste ano.

A reduzida taxa de engajamento do + não implica que ele deva ser totalmente ignorado. Especialmente por jornalistas, blogueiros e veículos que não medem esforços para consolidar sua presença online. Afinal existe um público em potencial na rede e os recursos oferecidos por ela, em alguns casos, superam os do Facebook.

O peso que o conteúdo compartilhado no Plus tem na busca orgânica do Google, favorecendo os editores que se preocupam com SEO, é um exemplo. Esse fator somado a leitura da Cartilha de SEO para Jornalistas Online e de um ebook gratuito sobre técnicas de Search aplicadas na prática são bastante positivos.

A opção de Hangout on Air é outro meio interessantíssimo para se comunicar com o público. Além disso, as Páginas Corporativas podem seguir os usuários que a adicionarem a um círculo, o que permite maior interatividade com seus “fãs” ou “seguidores”.

As tags de autor (rel=”author”) são outro atrativo bem legal. Ao implementar um código no seu site/blog, os artigos escritos por você indexados na busca do Google irão aparecer vinculados ao seu perfil do Plus. Dá até orgulho de ver nossa fotinha em destaque ao fazer uma busca sobre determinado tema do qual escrevemos.

tag-rel-author

Outra iniciativa interessante do Google para atrair os criadores de conteúdo (lê-se Jornalistas, Blogueiros, etc) é a página “Google for Media” ou “Google para Mídia”, em tradução livre. Assim como o projeto Facebook + Journalists, especialistas da empresa publicam com frequência dicas para Jornalistas e Editores otimizarem a plataforma como instrumento profissional.

As publicações trazem tutoriais ensinando a utilizar recursos do Google Plus, dicas de postagem e casos de sucesso entre jornalistas e veículos presentes na rede social. O único detalhe, que para alguns pode ser um problema, é o fato de todo o conteúdo publicado pela página ser apenas em inglês.

Comunidades também oferecem um campo bem amplo de atuação para jornalistas, que podem conseguir fontes, aproximar-se do público e muito mais. A comunidade Jornalismo e Mídias Sociais reúne profissionais, estudantes e entusiastas para discutir essa relação com as novas mídias.

As mídias sociais juntamente com dispositivos mobile não só prometem, mas já estão mudando os rumos do Jornalismo. Saber utilizar esses novos recursos da melhor forma possível deixou de ser um luxo para se transformar numa necessidade diária para os jornalistas.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top