22 de jan. de 2013
0 comentários

4 dicas para jornalistas utilizarem as Comunidades do Google Plus


Como jornalistas podem utilizar as Comunidades do Google PlusAs Comunidades do Google Plus facilitam o agrupamento e interação de pessoas e páginas com interesses em comum. Semelhante aos grupos do Facebook, as Comunidades são ótimos lugares para nos engajarmos com o público. Confira 4 dicas de como jornalistas podem utilizar as Comunidades do Google +.


Interaja e ganhe autoridade no assunto

Suponhamos que participa de uma Comunidade sobre mídias sociais. Ao interagir com os demais participantes compartilhando conteúdo relevante, dúvidas, dicas, etc, estará automaticamente adquirindo conhecimento, criando contatos e reforçando sua autoridade naquele tema. O segredo é ser útil à comunidade.

Aumente o tráfego para seu site/blog

Só não vale spam. Mas enquanto você participa ativamente da Comunidade e publica conteúdo relacionado ao tema central, todos se beneficiam: seu blog/site ganha mais visitas e o público aprecia mais uma fonte de conteúdo sobre o que lhe interessa.

Encontre fontes para reportagens

Se Comunidades agregam páginas e pessoas com interesses em comum, é bem provável que encontre personagens para sua reportagem em uma sobre o tema em questão. Por exemplo, um especialista em redes sociais para comentar uma pesquisa sobre o mercado digital pode estar ali, “do seu lado”, naquela Comunidade sobre mídias sociais que você frequenta.

Crie pautas e descubra notícias

Muitas novidades, especialmente as que envolvem produtos web, são percebidas por usuários antes de chegarem aos grandes noticiários da imprensa.  Neste exemplo prático, uma alteração no mecanismo de busca de imagens do Google, postada por um usuário, foi prontamente percebida por um blogueiro, que resolveu fazer um post sobre o assunto.

A prática pode não ser a mais indicada para descobrir notícias de última hora, como no Twitter, mas para jornalistas e blogueiros atentos e com um olhar criativo, super-pautas podem nascer a partir da simples observação nas Comunidades.


Bônus: 7 Comunidades sobre mídias sociais, comunicação, jornalismo e marketing digital no Google Plus para participar:

- Jornalismo e Mídias Sociais
- Jornalismo Online
- Social Media Brasil
- Redes Sociais
- Marketing Digital: Experiências de Marketing para a Internet
- Amantes da Tecnologia: para todos que curtem tecnologia
- Mídias Sociais

Se você ainda não sabe direito do que se tratam as Comunidades, confira o guia oficial do Google.
 

Mais dicas de jornalismo no Google Plus:

- Jornalismo no Google Plus: como jornalistas podem usar a rede social

- Jornalismo no Google Plus: como usar Hangouts on Air para interagir com o público

- E-book gratuito traz guia para jornalistas no Google Plus

- Projeto Google for Media traz dicas para jornalistas no Google Plus

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top