30 de jul. de 2012
0 comentários

Jornalismo no Google Plus: como usar Hangouts on Air para interagir com o público


Google-plus-hangouts
O Google Plus pode ser uma ótima ferramenta de comunicação para Jornalistas. A rede social criada pelo Google oferece recursos que permitem a interação direta com o público. Um deles é o Hangout on Air, um bate papo em vídeo com até 10 participantes simultâneos que é transmitido ao vivo para um número ilimitado de pessoas.

Jornalistas, veículos de comunicação e personalidades renomadas, como o presidente americano Barack Obama, já experimentaram o recurso, que pode ser utilizado de várias maneiras. Veja dois exemplos de uso dos Hangouts on Air como ferramenta para Jornalistas.

Hangout diretamente com o público

Comunicadores podem usar a ferramenta para promover um bate papo com seu público. Um exemplo formidável dessa fórmula é a Jornalista Sarah Hill, do noticiário americano Komu-TV.

Hill apresenta o U News, um telejornal interativo que conta com a participação ao vivo do público via Hangout on Air. O conceito é simples: trazer os telespectadores para dentro do noticiário, promovendo uma experiência de interação entre público e Jornalistas em tempo real.



A ideia não é nova, afinal os telejornais sempre convocaram o público a participar com e-mails, telefone, SMS, tweets, etc. A novidade nesse caso é o dinamismo oferecido pelo contato ao vivo por vídeo através dos Hangouts. Prova viva de como as Mídias Sociais são úteis para o Jornalismo.

Normalmente, os participantes são pré-selecionados durante as ações de divulgação do Hangout, pois a videoconferência permite até 10 pessoas. Os telespectadores que ficaram de fora podem participar de outra forma. Hashtags no Twitter ou comentários no Facebook e Google Plus são possibilidades. Tudo depende de como o Jornalista responsável vai organizar o bate papo.

Hangout entre convidados e participação externa do público

Esse exemplo tende mais para o modelo tradicional de comunicação em massa: cabe ao público assistir o Hangout e tentar participar de maneiras alternativas, como sugerido acima. Mas ainda assim, é um recurso válido, pois a transmissão ao vivo na internet é mais flexível e interativa do que na televisão.

Podemos comentar, compartilhar com amigos e deixar pra assistir mais tarde. O organizador tem a possibilidade de publicar o Hangout on Air no Youtube logo após seu término, disponibilizando para ser assistido a qualquer momento.

O jornal Los Angeles Times já experimentou esse modelo. O noticiário promoveu um Hangout on Air entre Jornalistas e outros convidados para discutir o tiroteio no cinema de uma cidade no estado americano de Colorado, que deixou 12 mortos.




Enquanto os convidados debatiam sobre o ocorrido, internautas de todo o país podiam acompanhar a transmissão e participar através de comentários no Google Plus. A vantagem desse recurso é a flexibilidade e baixo custo de produção. O Los Angeles Times não precisou procurar um espaço na TV e nem gastou muito para transmitir, uma vez que o recurso é gratuito.

Agora é sua vez

Esses foram apenas duas dicas para usar o Hangout on Air do Google como ferramenta de comunicação no Jornalismo. Na hora de organizar o seu, seja de um grande jornal ou de um blog regional, o que vale é a criatividade e disposição de ouvir o que seu público tem a dizer.  Não deixe de conferir esse artigo de como Jornalistas podem usar o Google Plus.

Para aprender como iniciar seu próprio Hangout, siga o tutorial preparado pela própria equipe do Google Plus. Também é importante lembrar que apenas usuários cadastrados na rede social podem participar da videoconferência. Dispositivmos mobile como iPad, iPhone e Android suportam Hangouts, mas não Hangouts on Air. No tutorial indicado, você pode entender a diferença entre os dois.



Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top