31 de jul. de 2012
0 comentários

Jornalismo nas Olimpíadas 2012: Mídias Sociais, Mobile e Portais


olimpiadas-midias-sociais
Os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres estão rolando desde o dia 27 de julho. A cobertura jornalística das Olimpíadas é feita através dos mais diversos meios, o que inclui a internet com seus Portais de Notícia, Mídias Sociais e Mobile. Listei alguns canais para acompanhar o evento online de diversas plataformas.

Olimpíadas 2012 nas Mídias Sociais

Plataformas como Facebook, Twitter e YouTube têm se mostrado importantes ferramentas para o Jornalismo. E obviamente não poderiam ficar de fora na cobertura das Olimpíadas de Londres.

Facebook

A rede de Zuckerberg lançou um portal oficial para os Jogos Olímpicos de 2012. O portal tem versões para todos os países onde a rede social está presente. Na versão brasileira, há links para fan pages de atletas olímpicos, modalidades esportivas e veículos de comunicação que estão transmitindo os jogos.

Ao acessar a página desejada, o usuário acompanha, dentro do Facebook, as Olimpíadas sob o ponto de vista dos atletas, veículos e comunidades esportivas. Além de desfrutar das possibilidades tradicionais da rede social, como compartilhar conteúdo e interagir com pessoas e marcas.

Twitter

Desde grandes Jornais até uma pessoa comum faz sua “cobertura” dos jogos no microblog. Hashtags como #Olympics e #londres2012 são destaque para acompanhar o evento.

E no meio de tanta informação, a rede americana NBC fechou uma parceria com o Twitter para cobrir as Olimpíadas. O resultado foi o lançamento do NBC Olympics Twitter Tracker. A ferramenta foi incorporada ao portal de notícias do grupo, onde é agregado todo o buzz causado pelos jogos no microblog.

Por lá existe um “Trending Topics Olímpico”, atletas mais “sociais” e assuntos populares. O único porém disso tudo é que o conteúdo está disponível apenas em inglês.

Youtube

Uma alternativa interessante para acompanhar as Olimpíadas 2012 pelo YouTube é o canal Londres 360. Patrocinado pela ESPN, o canal faz um mix de conteúdo sobre os jogos e da cidade sede, Londres, fugindo um pouco da cobertura exclusivamente noticiosa.

Mas no maior repositório de vídeos da internet, o destaque mesmo vai pra NBC. A rede americana está transmitindo os jogos ao vivo pelo YouTube. A única desvantagem é que essa transmissão não é liberada para os usuários no Brasil. Citei esse canal só para demonstrar mesmo como a plataforma está sendo usada.

 

Olimpíadas 2012 em Dispositivos Mobile

A plataforma Mobile merece atenção especial dos Jornalistas devido a sua rápida popularização. Aplicativos para Android, iPhone e iPad voltados a informar tudo sobre os jogos aos usuários já estão disponíveis na App Store e Google Play. O conteúdo é praticamente o mesmo encontrado nos portais noticiosos, mas nesse caso, o que vale é a mobilidade propiciada por esses apps.

iOS: iPhone e iPad

Em português, tem o UOL Olimpíadas 2012 para o smartphone e tablet da Apple. Em inglês recomendo o app oficial dos Jogos Olímpicos 2012 de Londres.

Android

No nosso idioma, há o Terra London 2012, cujo diferencial é transmitir as competições ao vivo diretamente no seu Android. O app oficial de Londres 2012, em inglês, também tem sua versão para smartphones e tablets Android.

Olimpíadas 2012 nos Portais de Notícia

O meio mais “tradicional” entre os citados nesse post. O Terra e o R7 fazem a transmissão ao vivo dos jogos em seus portais. Além disso, há todo tipo de informação, como notícias, quadro de medalhas, cobertura em tempo real (minuto a minuto) das competições, reportagens especiais e por ai vai.

As Olimpíadas nunca foram transmitidas por tantos meios, em tantos ângulos, com tantos formatos e plataformas. Nos resta escolher a maneira mais conveniente e acompanhar o jogos sob duas perspectivas: a de torcedor e admirador dos esportes; e a de Jornalista/Estudante/Comunicador observando como o Jornalismo está se adaptando às novas mídias.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top