11 de jun. de 2012
0 comentários

Jornalismo, Redes Sociais e Mobile: o futuro é agora


jornalismo-movelRedes sociais, Mobile e Jornalismo nunca estiveram tão próximos. A combinação que muitos apontam como tendência para o futuro já está acontecendo diante de nossos olhos. Quem está começando seu caminho na profissão de jornalista, ou mesmo aqueles que trabalham na área há anos não podem negar essa realidade.
Constantemente as novas tecnologias são apontadas como carrascos do Jornalismo. Algo que discordo com toda certeza. A chegada da internet juntamente com novas plataformas de publicação, disseminação e produção de conteúdo tem muito a nos oferecer enquanto profissionais. O poder social das novas mídias online combinado ao alcance e praticidade do mobile é um verdadeiro tesouro.

A ascensão do jornalismo colaborativo é um exemplo disso. Pessoas com um smartphone ou tablet podem registrar um fato noticioso com fotos, vídeo, áudio ou texto e publicar instantaneamente na internet. Existe até um aplicativo para iPhone prestes a ser lançado especialmente para essa finalidade. O conteúdo colaborativo pode ser aprimorado por jornalistas profissionais. E se for o caso, eles próprios podem usar seus dispositivos móveis como ferramenta de trabalho.

Também percebo a integração das redes sociais, dispositivos móveis e Jornalismo no que diz respeito ao consumo de conteúdo. Plataformas como Twitter e Facebook se transformaram em canais de comunicação onde veículos, jornalistas e público em geral compartilham notícias de todos os gêneros. Em muitos casos, ficamos sabendo de um acontecimento primeiramente pela rede.

O próprio Facebook oferece vários aplicativos de leitura social. O intuito desses apps é estimular a leitura de artigos baseado na atividade dos seus amigos. A sessão “Artigos em Destaque”, que aparece em nosso Feed de Notícias reforça a ideia de socializar o consumo de conteúdo noticioso. Veículos de comunicação podem tirar proveito disso.

Baseado nesse principio, surgem também os primeiros aplicativos móveis seguindo os princípios de leitura social. O News.me e o Taptu são exemplos dessa tendência. Ambos funcionam integrados às nossas contas no Twitter ou Facebook. Eles permitem o consumo desse tipo de conteúdo diretamente no celular/tablet. Podemos seguir outros usuários e vice-versa, além de fazer comentários sobre o que eles estão lendo e organizar as notícias por categorias.

As possibilidades para produzir e consumir conteúdo jornalístico tanto nas mídias sociais quanto em dispositivos mobile são muitas. O jornalista tem a seu favor um arsenal de recursos, informações e fontes esperando para serem trabalhadas de maneira criativa, moderna e eficiente.

A profissão e o público agradecem.

Leia também:

10 tendências para o futuro do Jornalismo
Jornalismo no Facebook – Colaboração entre veículo e público
Técnicas de SEO para Jornalistas Online

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top