8 de jun. de 2012
0 comentários

Descubra quem compartilha seus links no Twitter – 3 dicas de busca


twitter-buscaMonitorar nossa marca na internet é essencial para que possamos desenvolver uma boa estratégia de presença online. Para quem usa o Twitter, trago uma dica bem legal para rastrear termos e URLs dentro do microblog, o que é ideal para quem mantém blog ou site.

É bem simples. Não precisa de ferramenta adicional nem nada. Para rastrear as menções ao seu blog/site dentro do Twitter basta apenas saber aproveitar o poder de pesquisa do mecanismo de busca interno do microblog. Ele identifica a URL de origem mesmo em links encurtados. Fantástico, não?

Veja essas três dicas bem legais.

1 – Rastreando parte do seu domínio no Twitter

Neste caso digitei apenas parte do endereço do blog, que também corresponde ao meu nome de usuário na rede. Logo, a busca retorna tanto os links postados pelos usuários quanto as menções, agregando tudo numa janela só.

busca-colunadigital-twitter

2 – Rastreando URLs específicas

Quando resolvermos buscar as menções a um link específico para nosso blog/site no Twitter basta colar a URL inteira no campo de busca. Rapidamente o serviço retorna o resultado mostrando quem compartilhou aquele post.

busca-url-twitter

3 – Busca avançada de termos

Sabia que o Twitter oferece recursos para busca avançada na rede? Acesse o endereço search.twitter.com e clique em “Busca Avançada”. Por lá é possível filtrar sua pesquisa de diversas maneiras. Podemos buscar por frases específicas, selecionar locais, excluir resultados com determinados termos, incluir hashtags e muito mais.

busca-avancada-twitter

Bônus

O relatório de visitas do Google Analytics mostra detalhadamente as fontes de tráfego para nosso blog/site. Ao acessar a aba que mostra as visitas originadas pelo Twitter (t.co), copie endereço do tweet e pesquise no microblog. (acrescente o http://t.co/ completando o que foi copiado do relatório). A busca lhe mostrará quem publicou aquele tweet. Veja o exemplo abaixo.

tweet-analytics

tweet-analytic-busca

Lembre-se que o Twitter permite salvar as buscas. Assim fica ainda mais fácil monitorar as menções e URLs direcionando ao seu blog/site no microblog.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top