"Jacked: The Outlaw Story of Grand Theft Auto", escrito em 2012 pelo jornalista e gamer David Kushner, ganhou versão brasileira. O jornalista Fábrio M. Barreto traduziu e a editora DarkSide publicou em 2014 o livro "O Grande Fora da Lei: a Origem do GTA", cuja resenha você acompanha abaixo.
Processos milionários. Jornadas absurdas de trabalho. Extravagâncias. Lobby político. Caos. Ego acima das estrelas. Paixão pela cultura pop. Obsessão de romper limites e fazer com que games fossem levados a sério.
Bem-vindo aos bastidores do GTA.
Um resumo do propósito desse livro: assim como GTA, essa obra não é para crianças. São mais de 300 páginas recheadas de informação escrita em estilo jornalístico e raríssimas ilustrações (apenas as que separam os capítulos).
Para evitar decepções, entender o objetivo de “O Grande Fora da Lei: a Origem do GTA” é importante. O livro não traz detalhes dos jogos da série, como mapas, personagens, guias, cartazes e outros conteúdos que complementariam a divertida experiência dos jogadores.
Aqui, cumpre-se o que promete: o autor revela, como diz a própria capa, “a história do jogo que mudou o universo dos games”. Em 25 capítulos divididos em pequenos blocos temáticos, mostra os bastidores do primeiro GTA ao GTA V. A versão nacional aborda do protótipo Race N' Chase até o final feliz de uma das séries mais aclamadas do mundo do entretenimento.
Acompanharão o leitor nessa inspiradora jornada: os irmãos Sam e Dan Houser, diretores da RockStar Games; David Jones, o escocês criador do GTA; James Thompson, o advogado radicalista antiGTA; Patrick Wildenborg, o hacker holandês que revelou ao mundo o Hot Coffee; e tantos outros personagens reais que protagonizaram a história de carne e osso do GTA.
A leitura dessa obra expande nossa visão sobre como o GTA – e a Rockstar Games – transformaram a indústria dos jogos ao redor do mundo. Retratam-se disputas judiciais, ações ferozes de marketing, polêmicas na imprensa e, acima de tudo, o trabalho duro de apaixonados desenvolvedores para chegar aonde ninguém havia antes.
Ao longo das páginas, o leitor mergulhará nas glórias e mazelas da Rockstar e da cultura pregada pela empresa. Sentirá ódio e amor, simpatia e antipatia, ansiedade e alívio.
Desde que compreenda o propósito informativo do livro, impossível não se envolver – e se emocionar – com a série Grand Theft Auto.
Vale a pena comprar?
O preço do livro "O Grande Fora da Lei: a Origem do GTA" é baixo e o conteúdo, de qualidade, portanto vale a pena.
Uma vez lido o livro, jogar GTA terá um gostinho diferente, de quem tem pelo menos ideia de tudo o que ocorreu antes desse precioso jogo chegar aos nossos consoles e PCs.
0 comentários :
Postar um comentário