O impacto das mídias sociais no modo de se fazer jornalismo vem sendo um assunto amplamente discutido. As possibilidades quase ilimitadas de produção e compartilhamento de conteúdo e as novas maneiras de interagir com o público ainda vêm confundindo os profissionais de comunicação. Neste cenário, resta a eles o dominar esses recursos e abusar da criatividade para se dar bem.
Em meu artigo mais recente publicado no Projeto Implantando Marketing, abordei um caso onde um canal de notícias americano usou o Facebook para cobrir um acidente aéreo. Algo rotineiro, se não fosse o fato do noticiário usar sua fanpage para pedir as testemunhas que enviassem fotos e relatos através da própria plataforma.
O resultado foi uma cobertura dinâmica e completa, onde a colaboração entre veículo e audiência gerou o ganho em qualidade e velocidade para os dois lados.
Leia o artigo publicado no blog e conheça esse exemplo de colaboração entre jornal e público através das mídias sociais. Para quem estuda ou trabalha com jornalismo, fica a dica de mais uma maneira simples e eficaz de explorar o potencial do Facebook enquanto ferramenta para a profissão.
Jornalismo no Facebook: quando o público vira repórter
Além do meu trabalho na Coluna Digital, também sou colaborador de outros blogs, como o Projeto Implantando Marketing, onde escrevo sobre jornalismo on-line. Ultimamente venho focando meus textos sobre o potencial do Facebook enquanto plataforma para o jornalismo, explorando possibilidades de uso da rede a favor desta profissão.
0 comentários :
Postar um comentário