28 de nov. de 2012
0 comentários

3 serviços gratuitos para construir portfólio e presença online


presenca-onlineEstabelecer presença online é essencial para profissionais que almejam destaque em sua área de atuação. Anteriormente fiz um post com dicas para jornalistas construir sua marca internet, e agora indico mais três serviços para criar portfólio de jornalista online.

O conceito desses sites é simples. São basicamente páginas com seu nome, foto e links para perfis em redes sociais, artigos e outros materiais ligados a você. Todos os serviços exigem conhecimento básico, bem básico mesmo, para configurar a página. Mesmo o fato de serem em inglês não irá atrapalhar no processo. Acredite.

Como criar portfólio de jornalista online

Apesar de simples, essas páginas são úteis em vários aspectos, inclusive de SEO, facilitando que sejamos encontrados na web.

Cuttings.me
Voltado especialmente para jornalistas, blogueiros e escritores, o Cuttings.me possibilita, gratuitamente, agregar todo o material produzido por você, on e off-line. Além de reunir os links para seu conteúdo, a plataforma permite o upload de imagens, disponibilizando também seu clipping de veículos impressos. Uma alternativa simples para jornalistas criarem seu portfólio online.



About.me

Como o próprio nome sugere: sobre.mim (em tradução livre). Nesse caso, o foco não é no portfólio, mas em suas páginas e perfis pessoais/profissionais disponíveis na web. O About.me consiste em criar um espaço com design limpo, contendo basicamente sua biografia, foto e links. É seu cartão de visita online.

O serviço tem alguns recursos específicos para promover a interação entre seus usuários. O “compliment” é um deles, facilitando fazer propostas, elogiar a pessoa, etc. Também há um aplicativo para iOS (iPad e iPhone).



Flavors.me

Bem semelhante ao About.me, porém com recursos mais avançados. Além do recorrente agregador de links, o Flavors.me vai um pouco mais além. Por exemplo, é possível navegar nos perfis do usuário em outras redes sociais sem deixar sua página no Flavors. Também há diversas opções de personalização do layout da página. Na versão paga do serviço (U$20 por ano), a lista de recursos fica ainda mais extensa. Otimização para dispositivos móveis, estatísticas de acesso e domínio personalizado são alguns deles.



Estabelecer sua presença online de maneira profissional não é difícil. Existem bons serviços a baixo custo que atendem perfeitamente nossa demanda. Não se preocupe em manter um mega portal para promover seu trabalho. Saber quando e como ser simples pode ser um grande diferencial na carreira.

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top