As dicas são bem simples. E neste caso, são perfeitamente aplicáveis à cultura do “faça você mesmo”. É importante lembrar que, antes de fazer um site, blog ou se cadastrar numa rede social, é preciso pensar estrategicamente. Faça essas e outras perguntas:
- Qual imagem eu quero passar? Qual a linguagem dessa rede? Vou conseguir manter sempre atualizado?
Às vezes é melhor estar presente em uma ou duas redes em que você consegue ser relevante, do que manter perfis ou blogs abandonados por ai. Outro cuidado a ser tomado é para que sua estratégia não seja egocêntrica. Ninguém ouve quem só fala de si mesmo. A grande jogada do momento, felizmente, tem sido essa: ser relevante para o público.
Use seu blog, Twitter, Facebook - ou a plataforma que for - para compartilhar informações úteis e interessantes, ajudar as pessoas e interagir. Desse modo o Jornalista tem tudo para estabelecer sua presença online de maneira saudável.
Sou Jornalista e quero estabelecer minha presença online, #comofas?
Além dos perfis em redes sociais populares como Facebook e Twitter, há outras plataformas para se expressar. Você também pode conferir esses três serviços gratuitos para criar portfólio online.Através do Blogger, Wordpress.com ou Tumblr é possível criar blogs gratuitamente. Todos esses serviços são fáceis e simples de usar, possibilitando a criação de um blog sem conhecimento técnico.
Use esse espaço para compartilhar informações de uma área que você domina e tenha grande interesse. É hora de mostrar ao mundo como seu conhecimento e opinião podem ser úteis para os outros.
Também é necessário um lugar para se apresentar, dizer sua formação e trajetória profissional. Afinal, quem você é? Diga ao público.
Criar um site também é uma boa alternativa. Serviços como o Google Websites, Wix, Webnode e Weebly permitem a criação gratuita de páginas. Facilmente, diga-se de passagem. O site pode ser seu portfólio ou currículo online, servindo de complemento para o blog, onde o conteúdo é atualizado com mais frequência.
Pense em registrar um domínio próprio. Com menos de R$50 por ano é possível ter um blog / site com o endereço personalizado. Imagine estampar no seu cartão de visita ou currículo: www.seunome.com ou www.seunome.com.br.
Entre opções de plataformas para criação de sites, prefiro o Weebly, pois seu plano gratuito permite a vinculação do domínio próprio. Nas outras plataformas que citei isso só é possível na modalidade paga. No caso dos blogs, todos os serviços citados permitem a vinculação do domínio sem taxas adicionais. Ou seja, você paga para registrar o domínio e não para vincular àquele site / blog.
Após decidir qual imagem quer passar e escolher as plataformas que você mais se identifica, é hora de colocar a mão na massa. O trabalho é árduo e constante, pois de nada adianta um Jornalista tentar criar uma imagem se ela não tiver consistência, seja on ou offline. E no final, garanto, vale a pena.
Mais dicas:
- 3 serviços gratuitos para criar portfólio online
0 comentários :
Postar um comentário