10 de ago. de 2012
0 comentários

Blog, Site e Redes Sociais: como Jornalistas podem construir sua presença online


jornalista-onlineConstruir presença online tem sido um item fundamental na consolidação de uma marca. Geralmente associamos “marca” apenas às empresas. Mas pense bem, um Jornalista também carrega consigo sua marca, sendo que, em alguns casos, é mais forte do que a do veículo onde trabalha. Portanto, é hora de aproveitar a internet para reforçar sua imagem diante do público.

As dicas são bem simples. E neste caso, são perfeitamente aplicáveis à cultura do “faça você mesmo”. É importante lembrar que, antes de fazer um site, blog ou se cadastrar numa rede social, é preciso pensar estrategicamente. Faça essas e outras perguntas:

- Qual imagem eu quero passar? Qual a linguagem dessa rede? Vou conseguir manter sempre atualizado?

Às vezes é melhor estar presente em uma ou duas redes em que você consegue ser relevante, do que manter perfis ou blogs abandonados por ai. Outro cuidado a ser tomado é para que sua estratégia não seja egocêntrica. Ninguém ouve quem só fala de si mesmo. A grande jogada do momento, felizmente, tem sido essa: ser relevante para o público.

Use seu blog, Twitter, Facebook - ou a plataforma que for - para compartilhar informações úteis e interessantes, ajudar as pessoas e interagir. Desse modo o Jornalista tem tudo para estabelecer sua presença online de maneira saudável.

Sou Jornalista e quero estabelecer minha presença online, #comofas?

Além dos perfis em redes sociais populares como Facebook e Twitter, há outras plataformas para se expressar. Você também pode conferir esses três serviços gratuitos para criar portfólio online.

Através do Blogger, Wordpress.com ou Tumblr é possível criar blogs gratuitamente. Todos esses serviços são fáceis e simples de usar, possibilitando a criação de um blog sem conhecimento técnico.

Use esse espaço para compartilhar informações de uma área que você domina e tenha grande interesse. É hora de mostrar ao mundo como seu conhecimento e opinião podem ser úteis para os outros.

Também é necessário um lugar para se apresentar, dizer sua formação e trajetória profissional. Afinal, quem você é? Diga ao público.

Criar um site também é uma boa alternativa. Serviços como o Google Websites, Wix, Webnode e Weebly permitem a criação gratuita de páginas. Facilmente, diga-se de passagem. O site pode ser seu portfólio ou currículo online, servindo de complemento para o blog, onde o conteúdo é atualizado com mais frequência.

Pense em registrar um domínio próprio. Com menos de R$50 por ano é possível ter um blog / site com o endereço personalizado. Imagine estampar no seu cartão de visita ou currículo: www.seunome.com ou www.seunome.com.br.

Entre opções de plataformas para criação de sites, prefiro o Weebly, pois seu plano gratuito permite a vinculação do domínio próprio. Nas outras plataformas que citei isso só é possível na modalidade paga. No caso dos blogs, todos os serviços citados permitem a vinculação do domínio sem taxas adicionais. Ou seja, você paga para registrar o domínio e não para vincular àquele site / blog.

Após decidir qual imagem quer passar e escolher as plataformas que você mais se identifica, é hora de colocar a mão na massa. O trabalho é árduo e constante, pois de nada adianta um Jornalista tentar criar uma imagem se ela não tiver consistência, seja on ou offline. E no final, garanto, vale a pena.

Mais dicas:

- 3 serviços gratuitos para criar portfólio online

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top