13 de ago. de 2012
0 comentários

Curso grátis de Google Analytics online: domine a ferramenta de análise web


jornalismo-google-analyticsVocê já ouviu falar no Google Analytics? É um serviço de análise que fornece métricas de desempenho de websites. Atualmente existem profissionais especializados em Analytics. Mas é interessante que Jornalistas, Blogueiros, Comunicadores e Empreendedores digitais dominem pelo menos o básico da ferramenta. E uma ótima dica é curso gratuito de Google Analytics, com lições preparadas pelo próprio Google.

O curso grátis de Google Analytics online ensina desde o básico até técnicas avançadas. É explicado como configurar uma conta, o que são métricas, como elaborar e interpretar relatórios, monitoramento de campanhas no Adwords (publicidade do Google), como estabelecer metas, adicionar filtros, segmentação avançada, etc.

Ao término das lições, o usuário pode fazer uma prova aplicada pelo Google (Individual Qualification – IQ – Test) e, caso aprovado, ganhar uma certificação oficial de Analytics. O exame não é obrigatório e custa U$50,00.

O único pré-requisito para fazer o curso de Google Analytics é saber inglês. As aulas estão disponíveis apenas neste idioma. Se você não domina inglês e quer estudar, existem vários tutoriais em português na internet, como esses no Youtube.

Por que Jornalistas, Blogueiros e Comunicadores devem saber Google Analytics?

No artigo que escrevi sobre a importância de estabelecer sua presença online, citei a criação de blog e site para gerar conteúdo e interagir com o público. É nessa hora que dominar o Google Analytics fica interessante. O serviço fornece de bandeja uma série de informações sobre seu “cantinho” na web.

Você fica sabendo quantas visitas teve num determinado período, quais as fontes de tráfego, tempo médio de visita, palavras-chave que levaram ao seu blog / site, e por ai vai. É muita informação, muita mesmo. Mas aí que entra o segredo: identificar quais dados realmente importam e trabalha-los da melhor maneira para otimizar seu website.

Esse conhecimento também é válido para redatores web mensurarem o retorno do seu trabalho. Com o Google Anaytics é possível descobrir quais artigos são mais populares, como os leitores estão chegando ao seu conteúdo, se eles realmente estão lendo os textos, etc. Além disso, podemos criar pautas a partir dos resultados encontrados nas análises.

- Se artigos sobre o Facebook estão repercutindo mais, vamos investir neles! Esse estilo de texto não tem obtido resposta? Como podemos trabalhar isso? – por exemplo.

Não é preciso ser nenhum mestre em Analytics. Basta dominar os recursos que realmente importam e aperfeiçoar suas técnicas de otimização. Esse trabalho, aliado a implementação de técnicas de SEO para Jornalistas forma uma receita de sucesso para seu blog /site.

Acesse o curso grátis online de Google Analytics.

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top