23 de dez. de 2011
0 comentários

Sincronizar iPhone com dois ou mais computadores – Tutorial atualizado


ITUNES1_07121O iPhone é certamente um dos smartphones mais fantásticos que existem atualmente, mas algumas de suas limitações acabam podando os usuários. Uma delas é o fato de só conseguirmos sincronizar o aparelho a partir de um computador com iTunes instalado. Se você tem um desktop e um notebook, teria que escolher apenas um dos dois para transferir arquivos pro iPhone. Não mais. Aprenda como sincronizar o dispositivo a partir de dois (ou mais) computadores.

Antes de tudo, faça o download da versão 9.2 do iTunes neste site, pois o método não funciona com as versões mais atuais. Não se preocupe, usaremos a versão 9.2 apenas para desbloqueá-lo. Depois você pode atualizar normalmente para a mais recente que tudo irá continuar funcionando.

Também precisaremos de um editor hexadecimal. E não precisa se assustar com esse nome, é coisa bem simples. Faça o download aqui.

A sincronização funciona para músicas, vídeos e podcasts, que aliás, são os tipos de arquivos mais comuns transferimos mesmo.

A irritante mensagem “O iPhone xxx está sincronizado com outra biblioteca do iTunes. Você deseja apagar este iPhone e sincroniza-lo com este biblioteca do iTunes?” está com os minutos contados. Então mãos à obra.

Considerando que você está com os dois computadores ligados, a princípio volte sua atenção apenas para aquele que será o “primário”.

1º - Localizar a ID da biblioteca

- No Windows XP: abra a pasta Meus Documentos> Minhas Músicas> iTunes

- No Windows 7/Vista: clique no Menu Iniciar e vá em Músicas> iTunes

- No Mac: procure pelo diretório de Música e acesse a pasta iTunes

Uma vez localizada a pasta do programa, por questão de segurança, faça o backup dos seguintes arquivos: iTunes Library e iTunes Music Library.

arquivos backup

Abra o “iTunes Music Library.xml” com o Bloco de Notas ou o editor de sua preferência e procure pelo seu ID. Ele está entre as tags <string></string>, logo depois de “Library Persistent ID”, conforme mostra a imagem abaixo:

notepad code

Anote este código num papel ou salve ele em algum outro lugar no seu computador “primário”, pois iremos precisar dele para modificar o arquivo na outra máquina.

2º - Modificar o ID da Biblioteca:

Agora passamos para o computador “secundário”, esqueça o outro. O iTunes não pode estar aberto em hipótese alguma durante o processo. E lembre-se: nesta máquina deve estar instalada a versão 9.2 do programa. Instale antes de prosseguir o tutorial.

No computador “secundário” procure pela mesma pasta do iTunes que mostrei no 1º passo. Certifique-se de fazer backup dos arquivos “iTunes Library” e “iTunes Music Library”. Mas faça mesmo, pois agora iremos modifica-los. Se algo sair errado, basta voltar com os originais.

Abra novamente o “iTunes Music Library.xml” com um editor de sua preferência. (Recomendo o Bloco de Notas mesmo). Torne a achar a ID da biblioteca. Ele está entre as tags <string></string>, logo depois de “Library Persistent ID”. Copie esse código em algum lugar, porque o usaremos logo a frente. Agora sim. O substitua por aquele que copiou do primeiro PC. Tenha certeza de a ID inserida é exatamente igual à do seu computador “primário”. Quando estiver tudo certo, salve o arquivo e o feche.

O editor hexadecimal entra agora. Execute o HexEdit e abra o arquivo “iTunes Library.itl”.

hexaedit

Vá em “Find”, marque a opção “Hex”, e insira a ID do “secundário”, que você copiou antes de ser substituída. Viu por que falei pra anotá-la antes?

hexaedit2

Uma vez encontrada pelo programa, insira manualmente (digitando mesmo) a ID do computador “primário”. Observe na imagem abaixo que o campo a ser editado fica com a cor branca. Certifique-se de que não tem nada errado, salve e feche o programa.

hexaedit3

3º - Quase lá!

Ainda no computador “secundário”, você vai abrir o iTunes e perceber que ele vai pedir atualização para a versão mais recente. Não hesite em confirmar. Após a transferência. Conecte seu iPhone e marque a opção “Gerenciar Músicas e Vídeos Manualmente”.

itunes

Pronto. Aquela mensagem chata mandando apagar o conteúdo do iPhone não vai aparecer e você estará livre para adicionar músicas e vídeos no seu aparelho a partir do computador que quiser.


Confira mais posts sobre Informática


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top