24 de jan. de 2013
0 comentários

Como jornalistas podem usar o Tumblr para construir presença online


Como jornalistas podem usar o Tumblr
Mais flexível do que o Facebook, mais espaçoso que o Twitter, mais prático que o Wordpress. O Tumblr é uma plataforma consistente para jornalistas trabalharem sua presença online. Entre essas e outras vantagens, descubra porque o serviço é uma ótima ferramenta de marketing pessoal e jornalismo.

Há pouco mais de uma semana, divulguei um especial com dicas para jornalistas utilizarem o Facebook para construir sua própria marca. Paralelo à rede social, o Tumblr surge como uma poderosa alternativa, que inclusive eu mesmo tenho me apegado cada vez mais.

Com uma interface simples e elegante, criar e administrar um blog no Tumblr é uma tarefa prática. É possível publicar conteúdo multimídia (áudio, vídeo, imagem e link) de maneira intuitiva, e para quem domina o básico de HTML, a formatação ganha um tom de liberdade ainda maior. Outro atrativo está ligado à SEO (otimização para mecanismos de busca). Posts públicos do Tumblr são indexados pelo Google.

Tipos de conteúdo que o Tumblr suporta
As chances do seu conteúdo ser encontrado no Tumblr através de uma busca no Google são maiores do que no Twitter e Facebook. Ao personalizar a URL das suas postagens com palavras-chave, as chances são ainda maiores. O jornalista pode aproveitar seu Tumblr para publicar notícias ou conteúdo complementar/relacionado ao de outra mídia – como sugeri nesse post sobre transmídia.

O Tumblr também comporta redes sociais, como expliquei nesse outro post sobre jornalismo no Tumblr. Portanto, aproveite para criar laços, interagir e se aproximar do público. Siga blogs de seu interesse, faça e responda perguntas dos usuários, curta e reblogue aquilo que achar legal e relevante para seus seguidores. Nas mídias sociais, bom relacionamento é a chave para traçar um caminho de sucesso.

Aderir ao Tumblr não significa abandonar outras redes, mas reforçar sua presença online, seja publicando reportagens ou se relacionando com os outros. Tudo o que você posta no seu blog pode ser automaticamente compartilhado no Facebook e Twitter. Além disso, fotos tiradas no Instagram podem ser enviadas ao Tumblr, potencializando ainda mais seu raio de alcance.

E por falar em alcance, marcar seus posts com tags relevantes facilita que outros usuários da rede lhe encontrem, além de abrir janela para você descobrir um novo mundo pesquisando por elas. Saber exatamente qual seu alcance é essencial. Configure o Google Analytics para monitorar seu blog no Tumblr.

Tumblr para jornalistas
Quando falei sobre mídias sociais, dispositivos móveis e jornalismo, apontava a mágica combinação desses elementos. O Tumblr dispõe de apps oficiais para iOS (iPhone e iPad) e Android, além de clientes para Windows Phone. A plataforma também permite publicação via e-mail, se tornando acessível de qualquer aparelho conectado à internet.

Esses são alguns dos motivos que me fizeram aderir ao Tumblr e explorar seu potencial sob a ótica de um jornalista, o transformando numa ferramenta de jornalismo e marketing pessoal. A plataforma está disponível gratuitamente e em português.

Leia mais sobre jornalismo no Tumblr e construção de presença online:

- Jornalismo no Tumblr: uma questão de linguagem

- Tumblr: 10 dicas para usar a plataforma mais fácil e rapidamente

- 3 serviços gratuitos para construir portfólio e presença online

- Blog, Site e Redes Sociais: como Jornalistas podem construir sua presença online

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top