9 de jan. de 2013
0 comentários

Especial: Facebook como ferramenta de marketing pessoal para jornalistas


facebook-logoNum mundo cada vez mais conectado e competitivo, saber trabalhar a imagem pode ser determinante para o sucesso profissional. Para jornalistas, se consolidar como uma marca própria não é novidade, mas esse era um privilégio reservado aos poucos ocupantes da grande imprensa. Não mais. Apesento esta série especial com dicas para jornalistas utilizarem o Facebook como ferramenta de marketing pessoal.

Anteriormente indiquei plataformas para criar e gerenciar presença online, além de dicas de como jornalistas podem manter portfólio na internet. Agora é a vez de focarmos no Facebook. Com medidas simples e um pouco de conhecimento técnico da rede social, é possível otimizá-la para consolidar sua imagem profissional.

Comunicação transmídia e capital social


Jornalistas que desenvolvem projetos em outras mídias ou plataformas podem aproveitar o Facebook para complementar uma história. Não pense que a prática consiste apenas em publicar um link ou a íntegra do conteúdo original em seu perfil/página. Vai muito além disso.

Utilize a rede social para contextualizar, comentar, refletir, enfim, ir além daquilo que já foi feito em outra plataforma. É ai que os conceitos de transmídia e capital social ganham sentido nesse contexto.

Outro dia li um artigo no Comunique-se sobre jornalistas da grande imprensa que adotaram o Facebook. Os profissionais publicam na rede conteúdo complementar àquele produzido em outra mídia, oferecendo uma experiência mais completa e interativa ao público, que pode reagir diretamente na rede.

Não se preocupe. A lógica vale para qualquer jornalista, da imprensa ou não. Por exemplo, se você gosta de política, mas ainda não produz nada sobre o assunto, tente expressar sua opinião sobre um fato noticiado por outra pessoa, abordar um ponto diferente, produzir algo que o diferencie perante os outros no Facebook. Procure ser útil.

Quando o jornalista oferece à suas conexões na rede social um conteúdo útil, relevante e diferenciado, sua autoridade no assunto abordado tende a crescer. À medida que ele cria e interage com seus contatos, a popularidade, visibilidade e reputação também aumentam.

Essa é uma maneira saudável de trabalhar seu marketing pessoal no Facebook. Ofereça algo a mais para quem está ao seu redor.

O próximo post dessa série abordará questões mais técnicas da rede social. Ajustes das configurações de privacidade e características estruturais dos perfis e fanpages serão discutidos para que você use melhor o Facebook como ferramenta de marketing pessoal.
Para não perder esse especial de vista, você pode curtir nossa página no Facebook, seguir no Twitter, Google Plus ou assinar nosso Feed!

Confira todos os posts da série:
- Perfil vs Fanpage: qual a melhor opção?
- Conclusão: como jornalistas podem usar o Facebook

Mais dicas de jornalismo e Facebook:

- Jornalismo no Facebook: como encontrar fontes para uma reportagem

- Leitura Social no Facebook e sua influência no Jornalismo Online

- Jornalismo no Facebook - Colaboração entre veículo e público

- Jornalismo, Mídias Sociais e Mobile: o futuro é agora

- O potencial das mídias sociais no jornalismo



Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top