18 de jul. de 2013
0 comentários

Entenda o que mudou no novo Google Maps


O Google liberou para os usuários a versão mais recente do Maps na web. O novo Google Maps traz interface mais limpa e moderna, presando pela organização das informações e facilidade na navegação.

Escrevi este artigo logo quando saiu a versão de preview do novo Google Maps. Alguns elementos mudaram desde então.

Design

A diferença mais notável na aparência é o sumiço da barra lateral branca, que cedeu espaço para uma pequena caixa de pesquisa. A parte inferior da tela ganhou um carrossel de imagens que levam às opções “Passeio Fotográfico” e “Street View”, aumentando as possibilidades de exploração dos locais no mapa.


O simpático bonequinho amarelo do Street View foi aposentado, bastando agora clicar sobre o ponto desejado e na opção para ver as ruas de perto. O balão de informações sobre os locais que selecionamos passou a ser exibido abaixo da caixa de pesquisa.



Integração com Google Earth

A integração com o Google Earth é outro ponto de destaque. Ao selecionar a opção “Terra” é possível visualizar construções em 3D (quando disponível). Mudar a perspectiva, girar o mapa e diminuir o zoom até o planeta inteiro aparecer são outras possibilidades.



Mecanismo de busca e resultados

O mecanismo de busca do Google Maps também está diferente. A partir de agora todos os resultados são exibidos diretamente no mapa, com destaque visual para mais os relevantes – de acordo com critérios como avaliação dos usuários e facilidade de locomoção. Por exemplo, se digitarmos “pizzaria em BH”, além de mapear os estabelecimentos, o Maps vai me recomendar (o que ele pensa ser) melhor para mim.


As rotas são exibidas com maior destaque que antes – a principal em azul e as alternativas na cor cinza. Escolher o tipo do transporte, exibir as condições do trânsito e alternar entre as opções de rota ficou mais fácil e intuitivo com o novo design. As informações ficam organizadas logo abaixo da caixa de busca.


Para manter o estilo limpo do mapa, o guia “passo a passo” abre outra tela que exibe as coordenadas ao lado de um mapa reduzido.



Compartilhamento

O atalho para compartilhar a URL de um determinado local ou incorporar o mapa desapareceu. Em fóruns especializados alguns usuários reclamaram do fato, mas logo arrumaram uma solução temporária: retornar para a velha versão do Google Maps, obter o código ou URL da maneira antiga. Uma das explicações para a falta do recurso é o fato do novo Maps ainda estar em versão preview.

Quer de volta o antigo Maps?

É simples: no canto superior da tela, escolha opção “Ajuda e feedback” e clique sobre “Voltar ao Google Maps clássico”.

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top