O Google está trabalhando num card dedicado a notícias hiperlocais para o Now – serviço para dispositivos móveis que traz informações personalizadas para o usuário baseado em seus gostos e localização geográfica.
O site Quartz confirmou a informação com a vice-presidente de busca e assistência do Google, Johanna Wright. A executiva disse que o recurso, em fase de testes, traz notícias de toda a vizinhança, auxiliando o usuário a se manter informado sobre o acontecimentos de seu bairro de maneira contextualizada.
Embora existam experimentos com o card de notícias hiperlocais do Google Now, Wright não confirmou o lançamento do recurso para o público.
Um jornalismo mais móvel e local
Ainda que demore – ou nem chegue – a ser lançado oficialmente, o conceito por trás do card de notícias hiperlocais do Now indica uma tendência para o futuro do jornalismo.
A distribuição em smartphones e tablets de informações contextualizadas com base na localização é um campo a ser explorado por jornalistas. Se o velho jornal de bairro – com periodicidade extensa - era a fonte de notícias da nossa região, hoje temos dispositivos móveis dispostos a receber atualização a qualquer momento na palma das mãos.
Além de informações geradas organizadas por algoritmos, como no Now, precisamos de histórias produzidas e editadas por seres humanos devidamente capacitados para tal.
0 comentários :
Postar um comentário