22 de ago. de 2012
0 comentários

Dicas de busca no Google: como verificar a credibilidade de informações


correct
Credibilidade é algo imprescindível para quem trabalha com informação. Nem sempre podemos confiar naquilo que encontramos na internet. Mas isso não quer dizer que jornalistas não podem utilizar material online como fonte. É possível, com algumas técnicas, usar a busca do Google para verificar a credibilidade de informações.

O próprio Google nos traz um alerta com relação à credibilidade das informações encontradas pelo buscador: não confie apenas no primeiro resultado. O fato de uma página aparecer em primeiro lugar no resultado não significa que ela traz a verdade. Ela só foi a mais relevante para os termos que você pesquisou.

Na hora de confirmar algo no Google, “sempre faça mais uma pesquisa”, recomenda o próprio curso. Dominar operadores de pesquisa avançada e saber como escolher palavras-chave corretas são os primeiros passos.

Verificando citações

Um dos casos mais comuns de informações falsas encontradas na web, especialmente em redes sociais, são citações. Quem nunca se deparou com frases de efeito atribuídas a grandes personalidades? É possível verificar a autenticidade dessas citações com uma busca no Google. Nesta hora que entra o segredo.

Os experts de busca explicam que se você procurar no Google por aquela frase exata e o nome de quem ela foi atribuída, a tendência é que apareçam resultados contendo esses termos. Ou seja, você apenas acharia outros sites que reproduziram aquilo (pelo menos na maioria dos casos). Há algumas maneiras simples de contornar esse problema.

Vejamos a frase “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”, atribuída à Albert Einsten.

A primeira dica para confirmar sua autoria é usar o calendário que fica no canto direito inferior do Google. Estabeleça um período de tempo para limitar os resultados. Como o cientista viveu há muito tempo, essa frase deve existir há anos. Ao refinar a busca para o período entre 01 de janeiro de 1900 à 31 de dezembro de 2000, comprovei que desde essa época o cientista leva os créditos pela citação na web, ou seja, realmente pode ser dele.

A técnica, que não é infalível, foi difundida por Robert Strohmeyer da PC World. Também há outras dicas para descobrir fakes indicadas no Power Searching: Anatomy of a Fake Quotation, How to Spot a Fake e QuoteInvestigator (todos em inglês, como se percebe).

Outro método para checar esse tipo de informação utiliza o Google Books (Livros). A coisa ai é mais simples, ou não. Encontre o livro que deseja consultar e pesquise pela frase ou termo dentro dele para confirmar uma citação. O único problema dessa técnica é que ela funciona (bem) melhor em inglês.

Fonte e fato

A dica final desse artigo remete ao primeiro post da série, quanto a importância de otimizar a busca com palavras-chave corretas. Dominar isso pode ser extremamente útil para confirmar dados apresentados nesses centenas de infográficos publicados todos os dias, por exemplo.

Para confirmar uma fonte, pesquise exatamente as informações que você tem em mãos. Para confirmar o fato, pesquise por temos genéricos relacionados àquela informação. Veja o exemplo:

Li um tweet dizendo que o Brasil tem 152 milhões de blogs. Ao pesquisar no Google por esses números, encontrei uma matéria do site Jornalistas da Web sobre o assunto, ou seja, uma fonte. Por outro lado, ao buscar pelo número de blogs no mundo, encontrei outros dados, inclusive apontando a existência de 200 milhões deles. Observe que, na pressa, cliquei apenas nos primeiros resultados.

É claro que pesquisa se trata de algo mais aprofundado, não se limitando a essas simples buscas e alguns cliques. Essas técnicas são o ponto de partida para entender melhor o funcionamento do maior buscador do mundo, e, claro, nos mostrar como obter resultados com maior credibilidade no Google.

Esse é o terceiro post da série especial com dicas de pesquisa no Google. As informações são do curso Power Searching With Google, desenvolvido pelo próprio buscador. Na primeira postagem mostrei como otimizar uma busca com palavras chaves corretas. Depois foi a vez de ensinar como fazer pesquisa avançada usando operadores de busca.


Mais dicas sobre os produtos do Google? Olha o que separamos para você!


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top