Pesquisar no Google é algo quase automático em nosso dia a dia de internauta. E com a busca avançada, podemos achar o melhor com o buscador. Confira abaixo a segunda parte da série de artigos com dicas para otimizar a busca do Google.
Aprendi essas técnicas no curso Power Searching with Google. No primeiro post, mostrei os caracteres que o buscador não reconhece, além de passar algumas dicas rápidas para escolher as palavras-chave ideais na hora da busca. Veja agora como fazer Pesquisa avançada no Google.
Existem diversas maneiras de fazer busca avançada no Google, entre elas:
- usar operadores diretamente na caixa de pesquisa
- acessar o painel de Pesquisa avançada
“Operadores” são comandos que filtram os resultados das buscas. Com eles é possível fazer “milagre” com o buscador. Conheça os principais operadores do Google, qual sua utilidade e como usá-los.
- site: filtra os resultados de acordo com o domínio. Procure conteúdo dentro de um site específico ou todos com um determinado domínio. Exemplo: ipad site:apple.com ; emprego site:gov.br
- filetype: - busca arquivos de acordo com sua extensão. Entre as suportadas pelo Google, estão PDF, DOC, XLS, PPT, PNG, JPEG, etc. (Lista completa). Exemplo: jornal filetype:png ; ebook jornalismo filetype:pdf
- -termo – ao utilizar o sinal de hífen junto a uma palavra, excluímos todos os resultados que a tenham no conteúdo. Exemplo: coluna digital – contagiro
- “buscando uma frase inteira” – para pesquisar uma frase ou expressão inteira, coloque-a entre aspas. Muito útil para achar letras / nomes de músicas. Exemplo: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.
- OR – não se trata de um filtro, mas de um acréscimo à pesquisa. Quando procuramos por algo que seja conhecido por mais de um nome, essa técnica é uma boa pedida. Exemplo: amizade OR amigo. Quando utilizamos mais de uma palavra-chave acrescida de OR, ela deve estar entre aspas. Exemplo: “campeonato brasileiro” OR “taça brasil”.
- intext: - procura por uma palavra específica dentro de um texto. Ao buscar por uma expressão usando aspas, ainda assim ela pode estar presente em vários textos diferentes. O intext: adiciona mais um filtro à busca. Exemplo: “metamorfose ambulante” intext:Raul.
Todos esses operadores podem ser combinados numa mesma pesquisa, trazendo resultados super específicos. Exemplo: "jornalismo 2.0" filetype:pdf intext:briggs –scribd
Se você não quer decorar esses comandos, basta acessar o menu de Pesquisa avançada do Google, clicando sobre a engrenagem no canto direito da tela.
Continue acompanhando a Coluna Digital para não perder os próximos posts dessa série. Estamos presentes no Facebook, Twitter e Google Plus, além de disponibilizar Feed e Newsletter, que você pode preencher no menu lateral.
14 de ago. de 2012
Seguir @colunadigital Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site |
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário