3 de dez. de 2012
0 comentários

Jornalismo no Facebook: como encontrar fontes para uma reportagem


Jornalismo no FacebookCom uma base de mais de 1 bilhão de usuários, as chances de um jornalista encontrar no Facebook fontes para uma reportagem são boas. Existem diversas maneiras para pesquisar pessoas na rede social, e se redes sociais são formadas por pessoas, use isso a seu favor.

Você pode postar em sua página/perfil uma chamada. Diga a seus amigos o que você precisa e rapidamente terá um grupo de pessoas te ajudando na busca. Caso conheça alguém com maior probabilidade de te apresentar uma boa fonte, envie uma mensagem direta. Jornalistas não podem ter vergonha de se comunicar.

A busca pode tomar proporções maiores em alguns casos. Os grupos e páginas do Facebook são marcados por reunir pessoas que têm algo ou interesse em comum. Numa rápida pesquisa na rede, é possível encontrar comunidades dos mais variados segmentos. Talvez sua fonte esteja em uma delas. Por lá, faça um post explicando o que precisa para que os participantes possam te ajudar. Lembre-se de ter educação e contexto na hora de postar.

Por exemplo, há grandes chances de encontrar um técnico em geologia num grupo ligado ao tema. E se as coisas estiverem difíceis, vasculhar uma fan page sobre o assunto é uma boa. O conteúdo publicado na página, sobretudo os links levando a blogs e sites especializados, onde há atuação de profissionais da área, pode ajudar muito. Ou mesmo a base de fãs, que certamente terá em sua composição pessoas qualificadas no setor.

Outro recurso para buscar fontes no Facebook é a pesquisa avançada por pessoas. A barra de busca da rede social oferece filtros para refinar os resultados. No exemplo abaixo, pesquisei por “geologia” e adicionei o filtro “Local” como “Belo Horizonte”. Rapidamente os resultados foram refinados. Desse modo conseguimos não apenas encontrar, mas confirmar o nome ou existência de determinada pessoa.

Busca avançada de pessoas no Facebook


Achei, e agora?

Caso o seu primeiro contato com a pessoa não tenha acontecido por intermédio de um amigo em comum, ou numa conversa no grupo ou página que ela pertence/segue, fique atento.

Há alguns cuidados a serem tomados na hora de fazer o contato com as pessoas encontradas via mecanismo de busca. O primeiro deles é com relação às opções de privacidade do usuário. Não é possível escrever na linha do tempo/mural de uma pessoa sem que ela esteja adicionada a sua lista de amigos.

Uma alternativa nesse caso é enviar uma mensagem explicando o motivo do contato, etc. Mas calma. As mensagens enviadas por pessoas que não são “amigas” vão para a pasta “Outras”, e muitas vezes passam despercebidas pelo destinatário.

O ideal é adicionar o contato e na mensagem da solicitação explicar suas intenções. Se vocês têm amigos em comum, peça a ele para que lhes apresentem.

Depois só depende de você. A conversa pode acontecer no próprio Facebook via mensagem ou chamadas de vídeo, ou por telefone, e-mail, pessoalmente, etc.

E se o Skype for a ferramenta eleita para entrevistar sua fonte, aposto que vai curtir essas dicas de como gravar áudio e vídeo no mensageiro instantâneo.

Lembre-se: não confiar em tudo o que vê e ficar atento para não cair em armadilhas típicas das redes sociais, como perfis fakes, são premissas básicas para quem pretende procurar no Facebook fontes para uma reportagem.

 

Veja também:

- Jornalismo no Facebook - Colaboração entre veículo e público


Confira mais posts sobre Jornalismo Digital


Confira mais posts sobre Mídias Sociais


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top