12 de nov. de 2012
0 comentários

Skype para jornalistas: como gravar entrevistas em áudio ou vídeo


Skype ferramenta para jornalistas
O Skype é uma tradicional ferramenta de comunicação online, famosa pela praticidade nas ligações e conferências em vídeo. Para jornalistas, o programa pode ser um ótimo recurso na hora de entrevistar suas fontes. Além de viabilizar a entrevista online, é possível gravá-la no seu computador para posterior edição e publicação, em áudio ou vídeo. Confira as dicas de como gravar entrevistas no Skype.

A princípio é bem óbvia a possibilidade de entrevistar alguém via Skype. Adicionamos o contato, abrimos a chamada de áudio ou vídeo, conversamos, fazemos as devidas anotações e pronto. Mas e quando precisamos do material gravado para trabalhá-lo depois? Existem alguns softwares capazes de gravar as chamadas do Skype em áudio ou vídeo.

Como gravar chamadas de vídeo no Skype

O primeiro passo é baixar e instalar gratuitamente o VodBurner (compatível apenas com Windows). O processo de instalação não tem mistério, basta seguir as instruções da tela. O único detalhe é a exigência de reinicialização do sistema, portanto guarde o link deste post. Ao reiniciar o computador, o software vai pedir permissão para acessar o Skype, aceite.

Depois de concluir a instalação, o VodBurner passa a gravar automaticamente todas as chamadas de vídeo que você realizar. Quando não quiser fazer o registro, basta fechar o programa. Este tutorial do Baixaki ensina detalhadamente o processo de configuração, gravação e edição de vídeos com o VodBurner.

vodburner-skype-gravar-video
Embora o download seja gratuito, o VodBurner funciona por completo durante 14 dias. Após esse período, é necessário comprar o programa para acessar todas suas funcionalidades. Se você não quiser comprar, pode continuar gravando seus vídeos desde que a outra pessoa com quem está conversando no Skype também tenha o VodBurner instalado.

Uma alternativa é o Pamela Recorder (somente Windows), que, na versão gratuita, grava 5 minutos de vídeo.

Como gravar o áudio das chamadas do Skype

É possível gravar o áudio das chamadas de vídeo e áudio em formato mp3 com esse software gratuito, o MP3 Skype Recorder. Assim como no primeiro caso, faça o download e instale em sua máquina (compatível apenas com Windows).

Depois de instalado, o programa vai iniciar automaticamente com o Windows. Não gosto disso, portanto desativei a opção. O MP3 Recorder também vai pedir acesso ao Skype, permita. Quando iniciar suas chamadas, clique no botão “Rec” para gravar.

mp3-skype-recorder
Uma característica interessante desse aplicativo é a possibilidade de separar o áudio das duas contas envolvidas na chamada, o que facilita o processo de edição posterior.

Skype, uma grande ferramenta para jornalistas

Nem sempre conseguimos nos deslocar para gravar uma entrevista ao vivo, seja em áudio ou vídeo, por isso esse tipo de aplicativo pode ser tão útil. E mesmo não sendo o único serviço que possibilita esses tipos de conferência online, o Skype se destaca pela eficiência no cumprimento dessas funções, que aliás, podem ser exploradas ainda mais.

As ferramentas de produção estão ai, as plataformas de distribuição estão ai. Quanto melhor soubermos utilizá-las, mais bem servido estará o público.

Para quem quiser tentar outra alternativa de entrevista online em vídeo, tente o Google Hangout, como expliquei neste post.


Confira mais posts sobre Informática


Confira mais posts sobre Jornalismo Digital


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top