9 de nov. de 2012
0 comentários

Summly: notícias resumidas automaticamente no seu iPhone


App Summly para iPhoneCriado por um adolescente de 17 anos, o aplicativo agregador de notícias Summly chegou à plataforma iOS (iPhone e iPad) com a promessa de revolucionar o mercado de consumo de notícias em dispositivos móveis. A aposta é num algoritmo que resume as notícias e no design.

O resumo automático das notícias, fruto de um sistema de inteligência artificial, parece ser o grande diferencial do Summly. Inclusive, o próprio nome foi inspirado na palavra “summary” (“resumo”, em inglês). As notícias resumidas podem ser acompanhadas em listas de acordo com o veículo, palavra-chave ou editoria. Basta informar ao app qual o seu interesse.

O funcionamento é simples. Você abre o Summly, escolhe a lista personalizada e pronto. As notícias são apresentadas entre 400 e 500 caracteres, com opção de acessar a versão original e compartilhar via redes sociais, e-mail ou SMS. Os resumos ou “summies” são retirados de mais de 100 fontes, incluindo veículos consagrados como NY Times, ESPN, The Wall Street Journal, etc.

Os desenvolvedores do app afirmam que o software é a solução ideal para quem gosta de ler notícias no celular. “Ideal” seria demais, mas certamente é uma ótima opção. O design é moderno e intuitivo. Com apenas alguns toques estamos navegando por conteúdo noticioso filtrado por nossos interesses.

Textos longos estão fora de moda? Novos formatos a vista!

Em nota publicada no site oficial, o fundador do Summly, Nick D'Aloisio, explica a inspiração para criar o app. “Percebi que minha geração não está mais consumindo notícias tradicionais”. O jovem também acredita ter criado um aplicativo “que beneficiará todas as pessoas que apreciam se informar por meio de dispositivos mobile”.

A rejeição dos mais jovens por conteúdo longo traz algumas questões para discussão, como a escassez de tempo e a preguiça. Mas no caso do Summly, prefiro analisar sob outro ponto de vista, refletindo não apenas no tamanho, mas no formato das notícias. O crescente número de aplicativos móveis com modelos de consumo de notícia inovadores significa um novo leque de oportunidades para jornalistas.

Convergência, multimidialidade, hipertextualidade, mobilidade e tantas outras, são características que só têm a enriquecer nosso processo produtivo. É hora de abrir espaço para novos formatos e propostas, agregando àquilo que já fazemos.

Summly Walkthrough from Summly on Vimeo.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top