8 de mar. de 2013
0 comentários

Imagens interativas com multimídia para ilustrar notícias


Stipple e ThingLink criam imagens interativasSe “uma imagem vale mais do que mil palavras”, quantas palavras valeriam uma imagem interativa com recursos multimídia? É o que descobriremos com estas duas ferramentas chamadas Stipple e ThingLink, que podem ajudar jornalistas a contar histórias com mais dinamismo na web.

Os conceitos do Stipple e ThingLink são semelhantes: acrescentar recursos multimídia como vídeo, texto, áudio e até produtos, à uma imagem, mediada por links. Simplificando: ao invés de marcar seus amigos numa foto do Facebook, você marca diversos tipos de conteúdo da web na imagem. Simples, não?

As fotos interativas podem ser compartilhadas em redes sociais, blogs e sites. Ou seja, podemos publicar conteúdo visual otimizado para Facebook, Twitter e Tumblr, entre outros. Esse tipo de trabalho envolve curadoria de conteúdo, arquitetura da informação e design: muito estimulante.

Como jornalistas podem usar imagens interativas para ilustrar notícias?

Vamos pegar as fortes chuvas que caíram em Belo Horizonte no início do ano como exemplo.

Ao postar no Twitter – ou qualquer outro lugar, uma simples foto de determinada rua alagada, podemos “linka-la” para a notícia completa; uma galeria com outras imagens da chuva; um vídeo mostrando a enxurrada; e até mesmo a página da campanha colaborativa que seu noticiário está promovendo.

As duas fotos são minhas e foram publicadas originialmente em meu Instagram. Para "navegar" pela imagem, basta passar o mouse sobre ela.

Esta eu fiz com o Stipple:

stippled-photo-41433294

E esta com ThingLink:



Conforme utilizarmos mais essas ferramentas, certamente novas ideias surgirão. E se você já tiver alguma, comenta com a gente, vai ser legal trocar uma ideia sobre isso.

Qual a diferença entre os dois serviços?

A princípio, as diferenças básicas entre os dois estão no visual. O Stipple gera “atalhos” automáticos para cada tipo de mídia linkada na imagem, além de ser mais integrado ao Facebook, enquanto o ThingLink tem uma ou outra opção de personalização de aparência. As imagens publicadas em ambos funcionaram no iPhone, embora não tenha como postar via mobile. Recomendo testar as duas e escolher sua favorita. Eu mesmo estou neste processo.

Acesse o Stipple e o ThingLink.

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top