17 de jan. de 2013
0 comentários

Jornalismo no Twitter: como usar Listas para otimizar seu perfil


lista-twitter-jornalistas
Jornalistas podem utilizar as Listas do Twitter para otimizar seu perfil no microblog. Há diversas maneiras de aproveitar o recurso, desde organizar seus contatos por categorias até fornecer aos seus seguidores listas públicas segmentadas e curadas por você.

O que são e como funcionam as Listas do Twitter?

As Listas do Twitter separam seus contatos de acordo com seu critério, permitindo acompanhar suas atualizações em timelines separadas da principal. Elas podem ser públicas ou privadas. Quando configurada como “pública” outras pessoas podem visualizá-la e segui-la. As “privadas” ficam acessíveis apenas ao dono do perfil. O recurso é semelhante às Listas de Interesse do Facebook.

Como jornalistas podem utilizar essas Listas?

A vantagem da Lista pública é a possibilidade de compartilhamento com os demais usuários da rede. O jornalista pode oferecer aos seus seguidores uma seleção de perfis que os interessa dentro de um contexto (saúde, tecnologia, mídias sociais, por exemplo). Essa prática é mais uma maneira de ganhar autoridade nos assuntos abordados por você no microblog.

As Listas privadas servem mais para organizar seus contatos. Quando seguimos muitas contas no Twitter, nossa timeline tende a ficar confusa e sobrecarregada de conteúdo. Segmente as contas que você segue por categorias que facilitem sua visualização.

É importante lembrar que um contato pode estar em mais de uma lista ao mesmo tempo. Você também não precisa segui-lo para acrescentá-lo nas listas.

Por exemplo, separe os sites e blogs de notícia, outros jornalistas, familiares e amigos, potenciais fontes para matérias, etc. Desse modo, sua timeline fica mais limpa e menos cansativa, potencializando sua produtividade no Twitter. No meu trabalho, criei uma lista de notícias para acompanhar e compartilhar e uma de imprensa para contato e envio de releases.

Como criar Listas no Twitter
Configurar uma lista no Twitter é muito fácil. Acesse seu perfil o ícone da “engrenagem”, ao lado da barra de pesquisa. Clique em “Listas”, em seguida vá em “Criar Lista” e escolha o nível de privacidade, como mostra a imagem abaixo:

Como criar Lista no Twitter 
Há duas maneiras para adicionar contatos:

- Busque os perfis depois de criar a Lista:

Busca de perfis para Lista do Twitter 
- Acesse seus contatos e os adicione:

Adicionando um perfil à Lista 
Como descobrir em quais Listas você foi incluído e seguir Listas criadas por outros usuários
Para descobrir em quais listas públicas seu perfil foi adicionado, basta acessar o menu “Membro de”, na página de configuração das listas. Veja:

Quais listas eu sou membro

Para encontrar e se inscrever em listas de outras pessoas, há duas maneiras:

- Caso você tenha sido incluído em alguma lista que lhe interessa seguir, clique sobre ela e depois em “Inscrever-se”:

Se inscrever à Lista

- Ao visitar algum perfil, procure no menu à esquerda pela opção “Listas”. Se houver alguma de seu interesse, acesse e inscreva-se:

Achar listas nos perfis do Twitter
Não se esqueça de seguir a Coluna Digital no Twitter e se inscrever na Lista que criei enquanto fazia este post!

Mais dicas de jornalismo no Twitter:

- Descubra quem compartilha seus links no Twitter - 3 dicas de busca 

- Notícias no Twitter: que tipo de tweet chama mais a anteção? 

- Jornalismo, Twitter e Storify: dicas para cobertura “social” de um evento 

- Jornalismo no Twitter: série de webinars traz dicas para jornalistas

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top