8 de ago. de 2012
0 comentários

Jornalismo, Twitter e Storify: dicas para cobertura “social” de um evento


storify-logo
O Twitter pode ser usado por Jornalistas de diversas maneiras: coberturas em tempo real, contato com fontes, pesquisa de informações, pautas, etc. São muitas as possibilidades oferecidas pelos microblog. E seu potencial como ferramenta no Jornalismo pode aumentar ainda mais quando utilizamos serviços como Storify.

O Storify permite criar narrativas a partir de publicações em diversas Mídias Sociais, entre elas Twitter, Facebook, Flickr, Instagram e YouTube. O serviço mistura características que vão do monitoramento de palavras-chave nas redes à curadoria de conteúdo do responsável pela construção do texto. Tudo de maneira simples, rápida e social.

E onde entra o Twitter?

Muitos eventos, de grande ou pequeno porte, recebem #hashatgs para que as pessoas possam participar via Twitter. Além de todo o mecanismo de interação entre público e organização propiciado por essas tags, há mais o que ser explorado. A cobertura jornalística do evento pode ganhar uma versão mais “social” dos fatos.

Paralela à matéria ou release “tradicional” sobre o evento, o Jornalista pode construir um texto todo baseado nos posts de quem mencionou a #hashtag ou palavra-chave desejada. Basta um simples trabalho de busca e curadoria. E o grande diferencial do Storify é exatamente esse: curadoria fácil. A pesquisa pelo termo no Twitter pode ser filtrada manualmente segundo os critérios (jornalísticos) do editor do texto.

O trabalho é feito dentro da própria plataforma do Storify, que está disponível em dispositivos móveis (iPhone e iPad) e na web. Após pesquisar o termo, basta clicar sobre as postagens que interessam e arrastá-las ao editor, que também aceita texto e imagens para completar a narrativa. Ao final da edição, é só publicar seu trabalho.

stofiry-para-jornalistas

A publicação gera um URL próprio que pode ser compartilhado nas redes sociais e e-mail. Também é possível incorporar em postagens de blogs ou outras plataformas compatíveis com HTML utilizadas pela assessoria/veículo. A matéria criada com Storify pode ser otimizada para mecanismos de busca, colocando em prática algumas técnicas de SEO.

Para usar o serviço é necessário criar uma conta. O Storify também funciona como uma rede social onde os usuários interagem, descobrem posts, comentam e “curtem” as estórias curadas pelos outros.

Storify e outras Mídias Sociais

Conforme falei no início do post, o Storify permite rastrear publicações de diversas Mídias Sociais. Cabe ao Jornalista ou Blogueiro responsável pela montagem do texto escolher quais fontes são mais apropriadas. Citei o Twitter por causa da facilidade proporcionada pelas #hashtags.

Veja um exemplo da rede NBC News, que selecionou imagens postadas por usuário no Instagram através da hashtag #Manhattanhenge e publicou em seu Storify. O fato se trata de um fenômeno ocorrido no dia 11 de julho deste ano, em que o sol se alinhou com ruas de Nova York.

No final, o que manda mesmo é a criatividade e o pensamento estratégico para usar a ferramenta.

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top