7 de ago. de 2012
0 comentários

Revista “Huffington” para iPad evita erros do “The Daily” e reformula modelo de distribuição


Revista Huffington gratuita para iPad A Huffington, revista para iPad produzida pelo famoso site The Huffington Post, agora é grátis. Lançada há pouco mais de um mês para o tablet da Apple, a publicação cobrava pelo conteúdo até o início de agosto. A notícia, que repercutiu na imprensa especializada, é mais um sinal de que as coisas estão mudando no Jornalismo.

Após decidir a liberação do conteúdo da revista gratuitamente, a aposta para gerar receita fica por conta da publicidade, o que também não é garantido, mas tem sido o mais usual no ambiente online. O modelo em que o leitor paga por notícias já não é tão popular na era digital. Felizmente, a equipe do HuffPost, que diga-se de passagem, é cria dessa era, tem consciência disso. O caso do Huffington parece ir ao extremo oposto do jornal digital The Daily.

O primeiro jornal desenvolvido exclusivamente para iPad vai de mal a pior. O motivo? Tratar uma publicação digital como se fosse um impresso. Literalmente. Algumas características do nosso companheiro de papel foram migradas para a tela touch do tablet. Quem observou foi o pessoal do Brasil 247.

- Conteúdo pago

- Uma edição diária. Uma. Mesmo online o jornal não recebia atualizações ao longo do dia

- Seu conteúdo não estava disponível fora daquela plataforma (iPad), o que impossibilitava o compartilhamento das notícias na rede de contatos do usuário.

Essa fase do Jornalismo Digital, em que tudo era mera transposição do papel para outras plataformas, foi aceitável há mais de 15 anos atrás. E olhe lá.

Ao que parece, os responsáveis pela Huffington aprenderam com os erros dos outros. Pois nenhum dos três itens acima está presente na publicação. Antes, a revista custava $0,99 a edição avulsa, $1,99 a assinatura mensal ou $19,99 o plano anual. O que já era barato, mas de graça é melhor. Todo o conteúdo pode ser compartilhado e acessado livremente pela internet. Isso amplia o alcance do veículo, gerando mais tráfego e, consequentemente, valorizando o custo da publicidade.

Aproveitei para fazer o download gratuito da Huffington e achei muito interessante. Todo o conteúdo é inglês. Para baixar basta abrir a “Banca” ou “Newsstand” do iPad, acessar a loja do iTunes e procurar pela revista Huffington, que é publicada semanalmente.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top