20 de jun. de 2012
0 comentários

Notícias no Twitter: que tipo de tweet chama mais a atenção?


jornal-twitter-noticias
Quando falamos em Jornalismo e Mídias Sociais, Twitter, Facebook e outras plataformas certamente entram em pauta. Mas nesse post, o foco será no microblog mais popular do mundo. Há uma semana foi publicada pesquisa que aponta quais fatores determinam o sucesso de um tweet de notícia. Em outras palavras: o que faz um tweet noticioso mais popular que os outros?

O levantamento foi realizado por pesquisadores da University of California, Los Angeles (ULCA) e Hewlett-Packards (HP). Foram analisados mais de 40 mil tweets noticiosos publicados num período de nove dias durante agosto de 2011. Os resultados seguem abaixo.

Quais fatores mais chamam a atenção num tweet de notícia?

- A fonte da informação

- Referências a personalidades, marcas ou entidades famosas

- O assunto da notícia (saúde e tecnologia chamam mais a atenção)

Os pesquisadores concluíram que na hora de consumir conteúdo, a notícia publicada por um jornal grande tem mais credibilidade para os usuários do Twitter do que aquela postada num blog menos conhecido. As pessoas continuam buscando notícias sobre pessoas e instituições famosas, ou seja, quem na maioria das vezes está em evidência nas mídias tradicionais (TV, rádio, jornal, etc).

Assuntos como saúde e tecnologia chamam mais a atenção no Twitter. O dinamismo desses tópicos e a velocidade que as informações relacionadas a esses assuntos mudam têm tudo a ver com o perfil de quem usa o microblog. Notícias rápidas, frequentes e atualizadas por experts no assunto.

Quando falamos de notícia nas mídias sociais, só jornais grandes têm espaço?

Em resumo, posso afirmar, com base no resultado do estudo, o seguinte: As plataformas de produção e distribuição de conteúdo estão mudando numa velocidade extremamente grande. Mas os hábitos de consumo de notícia do público, nem tanto. Apesar dos usuários terem a sua disposição um meio onde é possível consumir informação das mais diversas maneiras, de certo modo ainda seguimos um modelo tradicional, ou seja, usamos as mídias sociais para chegar aos sites de grandes jornais falando sobre temas populares.

Outras pesquisas sobre consumo de notícias nas redes sociais também apontam esse cenário. O público ainda está em fase de adaptação, afinal o hábito de confiar as notícias ao nosso jornal favorito (seja impresso, online, rádio, televisivo, etc), já vem de anos. E não é da noite para o dia que isso mudaria. Por enquanto as mídias sociais são, na maioria das vezes, apenas um caminho para chegar aos noticiários mais conhecidos.

Mas aos poucos a grande massa de usuários vai desbravar a rede e conhecer caminhos alternativos para se manter informado. A segmentação de conteúdo e noticiários locais são grandes tendências na internet. O crescimento de blogs especializados e noticiários com foco em determinadas regiões é prova disso. Isso sem contar as possibilidades oferecidas com a socialização da rede através de plataformas como o próprio Twitter e Facebook, ou seja, o “boca a boca” e o jornalismo cidadão ganham ainda mais espaço.

Daqui um tempo, os modelos tradicionais de distribuição dos noticiários – os grandes portais de notícia como nossa principal fonte online – terão de se adaptar aos novos hábitos de consumo de informação do público. É apenas uma questão de tempo para que as mídias sociais se estabeleçam como plataformas de notícias e não apenas caminho para os poucos gigantes do jornalismo.

(via AllTwitter)

Leia também:

- Jornalismo no Facebook: colaboração entre veículo e público

- Jornalismo cidadão no smartphone?

- 10 tendências para o futuro do Jornalismo

- Jornalismo, Mídias Sociais e Mobile: o futuro é agora

- Ténicas de SEO para Jornalistas Online

- Tablets e celulares para Jornalistas: dicas de uso na produção de matérias


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top