21 de jun. de 2012
0 comentários

Surface: como o tablet da Microsoft pode ser útil para Jornalistas?


Surface o tablet da Microsoft pode ser útil para JornalistasA Microsoft anunciou nesta semana o lançamento do seu próprio tablet rodando Windows 8. O Surface, como foi chamado, traz duas versões: uma mais “casual” e outra voltada para profissionais. Suas especificações e características facilitam, e muito, não só o consumo, mas a produção de conteúdo, o que pode ser muito útil para quem é da área de comunicação.

Jornalistas, Redatores e outros profissionais cujo trabalho gira em torno da produção frequente de conteúdo, podem ter uma ferramenta ainda mais poderosa em suas mãos. Ao que parece, a proposta do Surface é conseguir de fato substituir o notebook pelo tablet, ou pelo menos algo bem próximo disso. Entenda por que o Surface pode ser tão útil para nós que vivemos (ou não) de se comunicar.

Características como a porta USB e cartão de memória microSD trazem versatilidade ao tablet para acessar arquivos de pendrives e outros dispositivos a qualquer momento. Imagine: você está num evento e quer publicar um texto o quanto antes, mas a foto que precisa está disponível num cartão de memória. Ou alguém pede que você envie um arquivo por e-mail com urgência, e ele está apenas no pendrive. Provavelmente isso não será o problema se o único dispositivo disponível no momento for o tablet.

Outro ponto que chama muito a atenção é o suporte nativo na parte traseira do tablet. A Microsoft arrumou um jeito em que podemos usá-lo “em pé” sem precisar de acessórios extras, seja oficial, seja de improviso. E isso não teria sentido se o teclado físico precisasse ser comprado avulso. A mesma película que protege o display de 10,6 polegadas em alta resolução se transforma num teclado, assim como num notebook. Tudo de fábrica.

Surface traz de fábrica características que o transformam num notebook
A aposta do Surface é versatilidade e facilidade para produzir conteúdo sem acréscimo de outros acessórios. A diferença dele pro tablet Transformer da Asus, lançado há um ano e que “se transforma” num notebook, é justamente trazer todo o pacote (leia – o teclado e o suporte) juntos no aparelho. A Microsoft tenta ir além da proposta de seus concorrentes, que focam seus aparelhos para o consumo de informações. 

 
Quanto à conectividade com internet e outros recursos como câmera e aplicativos, não entrarei em detalhes por aqui. Escrevi um artigo inteiramente dedicado a falar sobre a utilidade que esses recursos podem ter para os Jornalistas.

Num tempo em que a produção, distribuição e consumo de conteúdo atingiram patamares nunca antes vistos, a inovação tecnológica deve ser encarada como uma grande aliada dos comunicadores. A integração de dispositivos móveis, internet e mídias sociais tem muito para oferecer aos profissionais da comunicação, basta se esforçar para tirar o melhor dessas ferramentas.

E você, como usa dispositivos móveis a seu favor no trabalho? O Surface parece melhor que os tablets existentes até então? Deixe seu comentário.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top