16 de jan. de 2013
0 comentários

Jornalismo no iPhone: melhores apps para edição de vídeo


apps-video-iphone
O e-book “Mobile Reporting Field Guide”, um guia para jornalistas utilizarem o iPhone na produção de reportagens – disponível para download gratuito - traz uma lista com os melhores apps para editar vídeo no iOS. Foram eleitos três aplicativos na obra,  publicada apenas em inglês. Anteriormente, trouxemos os melhors apps de fotografia para iOS.

Melhores apps de iPad e iPhone para editar reportagens em vídeo

As informações, inclusive avaliações, estão de acordo com o e-book, licenciado sob Creative Commons. Acrescentei alguns dados extras para facilitar sua escolha.

1st-video-ios-editor 1st Video - Este editor avançado de vídeo custa $9,99, foi avaliado como muito bom, possui versão para iPad e não está disponível para Android. Um ponto fraco do app, apontado no e-book, é sua interface complexa e agressiva, justamente em virtude do nível avançado de recursos disponíveis.

O único vídeo que encontrei mostrando o 1st Video está em alemão. Mas vale a pena para conferir o visual do app:


imovie-app-logoiMovie Editor - Desenvolvido pela própria Apple, sai por $4,99, de fácil e intuitivo manuseio, o app foi avaliado como bom. O ponto negativo é a falta de recursos para manipulação de áudio. O iMovie também é compatível com iPad, e não tem versão para Android.

Assista ao vídeo, legendado em português, com a apresentação oficial do aplicativo rodando num iPad 2:


pinnacle-app-logoPinnacle Studio (antigo Avid Studio) - Foi comprado pela Corel, razão da troca de nome. O mais caro da lista, $12,99, foi considerado bom no review do e-book. O ponto negativo é o fato de estar disponível apenas para iPad. Nem iPhone e muito menos Android contam com uma versão atualmente.

O pessoal da MacWorld Brasil fez um review do app. Dê uma olhada:


youtube-capture-app-logo Youtube Video Capture - Entrou nesta lista por minha conta. O recente lançamento da Google para iPhone é gratuito e possibilita a gravação e edição rápida de vídeos para publicar no Youtube. Simplicidade é a marca desse app, encontrado para iPhone e iPad, nada de Android por enquanto.

Confira um pequeno review, em inglês, do aplicativo:


iPhone e iPad são grandes aliados de jornalistas que precisam registrar foto, áudio e vídeo de maneira rápida e simplificada. Aliado à qualidade satisfatória de câmeras desses aparelhos, os aplicativos listados acima aumentam o potencial do seu dispositivo móvel para produzir reportagens.

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top