8 de jan. de 2013
0 comentários

Skatistas da Roosevelt: quando mídia social, jornalismo e público se convergem


acao-gcm-skatistasA capacidade das mídias sociais em dar voz a pessoas comuns foi colocada à prova nesta semana. Postado no YouTube, o vídeo de uma ação da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo em represália à um grupo de skatistas ganhou destaque na imprensa e redes sociais. Mas nesse caso, com toque “social” um pouco mais intenso.

Imagens de violência policial não são novidade. Constantemente elas aparecem em telejornais, documentários, ao vivo e na internet. Dessa vez as coisas foram além. Com a ajuda do YouTube e Facebook, os protagonistas desse episódio deixaram de ser parte do espetáculo para se transformar em pessoas “reais”, acessíveis.

Figura de destaque no vídeo postado no YouTube, o guarda à paisana que aparece intimidando os jovens, foi identificado no Facebook. O homem retratado no vídeo ganhou um nome, e o público, a oportunidade de ficar “cara a cara” com ele. A grande força para repercussão do caso já não era da imprensa com seu recorte jornalístico, mas do público com montagens e relatos próprios, além da gravação original.

Links para o perfil do guarda, dados pessoais, celular, endereços residenciais e até mesmo outras denúncias foram publicados e replicados milhares e milhares de vezes pelos usuários na rede social. Até o grupo Anonymous entrou na parada.

Esse episódio demonstra como as mídias sociais podem se relacionar com uma notícia em seus diversos estágios, desde a produção à repercussão, com envolvimento maciço do público.

Após todo o buzz, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo divulgou nota informando o repúdio à atitude dos guardas e seu afastamento das atividades de rua. Quanto ao homem mais famoso nessa história toda, no mínimo, a convicção, na pele, do poder das novas tecnologias da comunicação.

Não precisamos mais recorrer apenas a exemplos como a primavera árabe. O caso dos skatistas da praça Roosevelt propiciou um prato cheio para tentarmos compreender melhor a relação jornalismo x notícia x redes sociais x público.

Veja também:

- O potencial das mídias sociais no jornalismo


Confira mais posts sobre Jornalismo Digital


Confira mais posts sobre Mídias Sociais


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top