7 de jan. de 2013
0 comentários

Como encontrar fotos geolocalizadas do Instagram pelo Google Mapas


Pesquise fotos do Instagram no Google Mapas com Gramfeed
O Gramfeed, cliente web para Instagram, possibilita a busca por imagens na rede social baseado em locais. Com a ferramenta, visualizamos, no Google Mapas, fotos publicadas no Instagram com geolocalização, facilitando explorar lugares específicos, como pontos turísticos, bares e empresas em qualquer lugar do mundo.

Para pesquisar um local basta ir em “Map Search” e digitar o nome do lugar e cidade. Caso ele não ache de primeira, observe que há uma pequena “mira” no centro do mapa, posicione-a próximo de onde deseja pesquisar e tente novamente. Funcionou todas as vezes comigo. Também é possível filtrar as imagens por data, obtendo resultados ainda mais específicos.

Busca por local no Gramfeed
O resultado é bem completo. Além das imagens marcadas naquele ponto, o Gramfeed traz o local marcado no Google Mapas e uma visão do Street View, facilitando a identificação.

O sistema de busca nativo do Instagram não permite a pesquisa por locais, nos obrigando a primeiro achar uma foto geolocalizada para então acessar seu histórico, por isso esse é um diferencial do Gramfeed.

Hashtags + Geolocalização no monitoramento e cobertura de eventos


A pesquisa por locais específicos na rede social facilita o trabalho de jornalistas em busca de histórias regionais, além de auxiliar analistas de redes sociais que monitoram um determinado ponto.

Resultado de local do Instagram no Gramfeed
Um bom exemplo de uso desse recurso é um jogo de futebol ou show num estádio. Além de monitorar as hashtags relacionadas, a geolocalização também dará uma noção do que as pessoas estão publicando por lá, nos trazendo a visão do local sob as várias perspectivas do público.

Além da busca por lugares, o Gramfeed também permite visualizar nosso feed, curtir e comentar fotos, buscar tags e usuários e seguir novas pessoas. O serviço é gratuito.  Por se tratar de um cliente web, todo o trabalho pode ser feito no conforto do seu computador/notebook instalado na sua casa, emprego ou local do evento a ser coberto.

Acesse o Gramfeed

(via Clases de Periodismo)

Veja também:

- Jornalismo no Instagram: 6 dicas para jornalistas na rede social

- Jornalismo colaborativo com Instagram: como ilustrar histórias com fotos do seu público 

- Instagram anuncia integração nas @menções de usuários com o Twitter 

- Como voltar a visualizar as fotos do Instagram diretamente no Twitter: extensão Instatwit e IFTTT


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top