23 de nov. de 2012
0 comentários

Jornalismo no Tumblr: uma questão de linguagem


tumblr-jornalismoCom 5 anos de existência, 81,7 milhões de blogs e 17,4 bilhões de visualizações de página por mês, o Tumblr ainda enfrenta o estigma de “rede social de adolescentes”. Mas a vasta presença desse público não deve ser encarada como problema, mas como oportunidade, inclusive para o jornalismo.

Publicações curtas e ilustradas por imagens, sobretudo GIFs, caracterizam boa parte das 70,2 milhões postagens diárias no site. No Tumblr as pessoas seguem umas as outras, além de poderem “reblogar” (equivalente a retweetar) posts das outras. Elementos como esses contribuem para construção de laços entre os usuários, constituindo uma rede social.

Ao compreender esse formato, marcado pela conexão de atores, velocidade e informalidade, jornalistas podem se apropriar do Tumblr e transformá-lo numa verdadeira ferramenta.

Aproximar e se relacionar com o público são as opções mais básicas do veículo que criar uma conta no Tumblr. Recursos como “Perguntas” e “Colaborações” abrem canais de interação direta com seus seguidores.

O botão “Reblog” pode ser útil de diversas maneiras. Reblogar posts de outros blogs demonstra sua disposição de interagir, dialogar com os outros, e não apenas dar voz a sua própria mensagem. Outra função desse recurso é a curadoria de conteúdo para sua audiência, afinal realizamos toda uma filtragem antes de compartilhar algo.

Não é exagero dizer que estamos cada vez mais acostumados com suporte para publicação de conteúdo multimídia. Mas no caso do Tumblr, existe uma linguagem bem específica, portanto o formato do conteúdo pode fazer toda a diferença. GIFs e imagens imperam na rede social. Já pensou em ilustrar uma notícia com um GIF? O pessoal do NowThisNews, sim!



GIFs e outras imagens também podem virar notícia. Se o veículo tem alguma editoria específica sobre web, ou algo do tipo, publicações ou blogs de destaque talvez mereçam uma matéria. Um bom exemplo é esta notícia sobre um artista gráfico que ganhou fama no Tumblr com a criação de GIFs em alta resolução.

O Oxford American Dictionary elegeu “GIF” como a palavra do ano nos Estados Unidos em 2012, destacando sua evolução de simples meme para se tornar recurso de pesquisa e jornalismo. Mas nem só de GIFs vive o Tumblr. Na hora de botar a mão na massa, o que vale é a criatividade e percepção do ambiente em que está se aventurando para não cair na mesmice.

Por fim, as tags. Esse sistema de marcação de conteúdo se consagrou na internet há muitos anos. Atualmente redes como o Twitter e Instagram se apropriam do recurso com muito sucesso. O mecanismo no Tumblr não é muito diferente. Mas ao invés de focar no monitoramento em tempo real, prefiro simplesmente descobrir conteúdo interessante sobre um determinado tema.

As tags nos permitem encontrar e ser encontrado. É questão de escolher palavras-chave relevantes na hora de pesquisar e de “taggear” seu post. Para fazer uma busca, acesse o endereço: http://www.tumblr.com/tagged/tag-search.

Vogue, Rolling Stone, News Week e NowThisNews, noticiário para dispositivos móveis que citei em outro post, também são veículos que já participam da rede.

É possível praticar jornalismo no Tumblr com qualidade e seriedade. Basta compreender a cultura dessa rede e se adaptar a ela, quebrando estigmas para se apropriar dessa plataforma simples e poderosa.  

Veja também:

- Tumblr: 10 dicas para usuar a plataforma mais fácil e rapidamente
Jornalismo no Instagram: 6 dicas para jornalistas na rede social



Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top