5 de jun. de 2012
0 comentários

Tumblr: 10 dicas para usar a plataforma mais fácil e rapidamente


tumblr-dicas-logoCom quase 60 milhões de blogs e mais de 24 bilhões de posts (maio de 2012), o Tumblr é uma das plataformas digitais mais populares do mundo. O serviço é marcado pela praticidade para montar seu blog e compartilhar conteúdo. E como se não bastasse tanta facilidade e rapidez, trago aqui uma lista com 10 dicas para o Tumblr.

A lista foi preparada pela equipe do Mashable, site especializado em tecnologia. Mas por aqui você encontra uma versão em português do artigo. Além dessa coletânea de dicas, aproveite também para conferir o melhor o horário para postar no Tumblr, Facebook e Twitter, segundo uma pesquisa realizada pela encurtadora de links Bit.ly.

1 – Edição em massa

Para editar vários posts ao mesmo tempo, experimente a ferramenta Mega-Editor.

A interface é bem semelhante à do seu arquivo, no entanto podemos deletar mais de um post por vez, editar e adicionar tags em várias publicações ao mesmo tempo. Ideal para edições rápidas.

2 – Teclas de atalho

Graças a algumas teclas de atalho, podemos navegar pela nossa Dashboard (página inicial) com muito mais velocidade.

A letra “J” passa para o próximo post, enquanto a letra “K” volta ao anterior.  Assim como no Facebook, a letra “L” dá um “Like” ou “Gostar” de determinada postagem.

Outro truque interessante acelera o processo de reblog. Para reblogar sem deixar a Dashboard, basta clicar no botão correspondente segurando a tecla “Alt”. Para adicionar uma tag, segure “Ctrl”.

3 – Reorganizar posts da fila (queued posts)

Para reorganizar e trocar a ordem dos posts enfileirados basta clicar na seta que fica no canto direito superior.

Há também a possibilidade de colocar uma postagem no topo da lista ao simplesmente clicar na seta segurando a tecla “Alt”.

Reorganizar posts enflileirados no Tumblr

4 – Achando os posts originais

Quando passamos o mouse sobre uma postagem na página inicial, ela aparece uma pequena “dobra” no canto superior direito. Ao clicar sobre ela somos direcionados para a página onde o post foi publicado originalmente (com direito a permalink e tudo).

Achar post original no Tumblr com link

5 – Interação rápida

Ao passar o mouse sobre a foto de perfil de algum usuário cujo conteúdo apareceu na sua Dashboard, um pequeno “i” dá as caras. Quando clicamos sobre ele, podemos interagir rapidamente com aquela pessoa. Dependendo as configurações dela, é possível fazer uma pergunta, enviar uma mensagem de fã, parar ou começar a seguir. Tudo isso sem deixar a página inicial.

6 – O que seus amigos gostam?

Descubra o que seus amigos “gostam” (likes) no Tumblr. O recurso funciona apenas para blogs públicos.

É simples. Insira a url: http://www.tumblr.com/liked/by/[nome de usuário]

Também funciona para os Arquivos: http://[nome de usuário].tumblr.com/archives

7 – Estatísticas pessoais

Quem administra mais de um Tumblr não precisa ficar alternando entre os blogs para saber algumas informações. Ao clicar no nome do Tumblr segurando a tecla “Alt” você pode ver, sem sair da Dashboard: Seguidores (Followers), Rascunho (Drafts), Mensagens (Messages) e Fileiras (Queue).

8 – Pesquisa

Nem todo Tumblr disponibiliza uma barra de busca. Felizmente há uma solução para pesquisar tags dentro desses blogs sem área para pesquisa.

Use a url: http://[nome do usuário].tumblr.com/search/[termo de busca]

9 – Deixe os seguidores responderem

Quando você faz um post contendo uma pergunta, aparece uma caixa lá embaixo no canto direito com a opção “Permitir que pessoas respondam a esta postagem”. É só marcar a opção.

Permitir seguidores responder posts no Tumblr

10 – Links encurtados

Quem não gosta de encurtadores de terceiros, como Bit.ly, por exemplo, pode usar o recurso nativo do Tumblr. Ao editar um post, aparece no menu à direita uma versão encurtada do link do seu post. Mas para que o recurso funcione, sua conta deve estar sincronizada ou com Twitter ou Facebook.


Confira outras dicas e notícias sobre o Tumblr


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top