10 de mai. de 2012
0 comentários

Estudo indica as melhores horas para postar no Facebook, Twitter e Tumblr


bit-ly-logoPesquisa divulgada no dia 8 de maio aponta quais os melhores dias e horários para postar no Facebook, Twitter e Tumblr. O estudo foi realizado pelo serviço de monitoramento e encurtador de links Bitly, que monitorou o volume de cliques nos links bit.ly vindos dessas plataformas.

Originalmente no blog da empresa os horários foram publicados em EST, mas aqui na Coluna Digital já estão convertidos para a hora de Brasília (GMT-03:00) e escritos no formato 24h.

Facebook

Na maior rede social do mundo, em média os links postados entre 15h e 18h geram maior quantidade de cliques. Por outro lado, aqueles antes das 10h e depois das 22h não chamam tanto a atenção. O pico de engajamento no site foi registrado no meio da semana, ou seja, o melhor dia e horário para postar no Facebook é quarta-feira entre 13h e 15h, de acordo com a pesquisa.

O relatório ainda aponta que o tráfego na rede de Zuckerberg começa a cair a partir das 18h, tendo um pequeno aumento às 21h. De modo geral, a média nos horários normais de tráfego é a mesma durante todos os dias da semana, no entanto, priorize os dias úteis para postar aquilo que considera mais relevante.

Twitter

A pesquisa mostra que em média, o período de maior atividade no Twitter é de segunda à quinta entre as 11h e 17h. De sexta-feira à domingo a coisa não é tão animada assim. De modo geral, o Bitly recomenda não postar links a partir das 22h, principalmente nos finais de semana.

O estudo afirma que o melhor horário para postar no Twitter é entre as 15h e 17h de segunda à quinta-feira.

Tumblr

Em relação ao Twitter e Facebook, os melhores horários para postar no Tumblr são bem diferentes. A plataforma de blogs tem hábitos noturnos, com os picos de atividade começando a partir das 18h, com seu auge depois das 21h. Um detalhe curioso aponta que os links postados nesses horários recebem mais cliques em 24 horas do que todos os outros publicados durante a semana antes de meio-dia. Interessante, não?

Ao contrário das outras redes abordadas no estudo, postar no Tumblr nos finais de semana é um bom negócio. O período entre as 21h e 00h de domingo, segunda e terça-feira é o melhor horário para postar no Tumblr.

Conclusão

O estudo nos traz uma ideia de horários com alto índice de engajamento dos usuários com conteúdo hipertextual. As diferenças de comportamento em cada rede também ficaram bem claras por aqui. Esses são dados muito interessantes. No entanto não podemos segui-los tão a risca. E a explicação é simples.

A pesquisa fez um levantamento médio do volume de cliques nos links bit.ly, ou seja, outros encurtadores não foram incluídos. Essa é uma das razões. A outra é a segmentação de público. Dentro da grande massa de usuários, existem os mais diversos grupos cujo comportamento se difere muito entre si.

Estudantes do turno da noite, por exemplo, costumam acessar redes sociais quando chegam da aula, após as 23h. Se você mantém uma fanpage, blog ou conta no Twitter cujo público é esse, naturalmente é considerável a possibilidade de postar mais nesse horário, e por ai vai.

Outra maneira para descobrir qual é o melhor horário para postar em tais redes é conferir com frequência seus relatórios de resultados. Ferramentas como Facebook Insights, Google Analytics e Hootsuite fornecem gratuitamente uma série de métricas por onde é possível identificar qual dia e hora nossos seguidores interagem mais com nossas publicações.

O segredo é trabalhar muito e estar sempre buscando por mais ferramentas e informações, além de produzir e compartilhar conteúdo que realmente importe para seu público.

Veja também:

Marcas têm menos seguidores que celebridades no Twitter, mas lideram no Facebook
- Como os marqueteiros estão usando as mídias sociais em 2012 – Infográfico
- Pesquisa aponta os hábitos dos norte-americanos nas redes sociais


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top