7 de mai. de 2012
0 comentários

Pesquisa aponta os hábitos dos norte-americanos nas redes sociais


social-media-eua
Pesquisa publicada em março pela revista americana The Hollywood Reporter aponta os hábitos de navegação em redes sociais dos americanos.  88% deles, por exemplo, consideram esses sites uma nova forma de entretenimento. O estudo foi realizado a pedido da revista pela Penn Schoen Berland, empresa especializada em pesquisas de mercado.

Entre os dados revelados pelo estudo, se destaca o elevado índice de usuários que acessam redes sociais enquanto fazem outra coisa e o alto poder de influência desses sites. Foram entrevistadas 750 americanos usuários de redes sociais entre 13 e 49 anos de idade.

Multitarefas

79% dos americanos acessa o Facebook enquanto assistem televisão, 83% navegam por outros sites enquanto estão logados em alguma rede social e 41% tuitam sobre o programa que estão assistindo. Em média, três em cada cinco pessoas acessa uma rede social enquanto faz outra coisa.

Os programas de televisão que mais provocam reações nas mídias sociais são os de comédia, com 56% das postagens. Logo em seguida aparecem os reality shows (46%), esportes (38%) e noticiários (26%). Pouco mais da metade das pessoas que postam sobre o que estão assistindo, fazem isso para se sentir conectadas a outros que possam estar fazendo o mesmo.

Influência

Quando falamos da tomada de decisões, as mídias sociais têm grande poder de influência. 56% consideram esses sites importantes para tomar decisões relacionadas ao entretenimento. 70% dos entrevistados disseram ter ouvido uma música ou artista após algum amigo postar sobre ele numa rede social. Um de cada três entrevistados resolveu ir ao cinema após ver uma publicação relacionada nas redes.

influencia-rede-social
Segundo o estudo, as postagens positivas influenciam mais do que as negativas. Músicas, programas de TV, filmes e games formam o ranking dos itens mais consumidos com base em indicações de amigos nas redes sociais.

Celebridades e marcas

A pesquisa comprova algo que já publicamos por aqui. Os usuários tem muito mais tendência de seguir celebridades no Twitter do que no Facebook. A rede de Zuckerberg é mais associada com as empresas, enquanto o microblog é associado com figuras humanas.
49% dos usuários do Facebook tendem a seguir uma empresa, enquanto no Twitter esse número cai para 37%. Quanto às celebridades, o número salta para 41% no Twitter. Já no Facebook, apenas 32% seguiriam uma.

No Facebook, a celebridade cuja imagem é mais associada com o site é o seu próprio criador, Mark Zuckerberg. No Twitter o título é do ator Ashton Kutcher.

Notícias

Entre os entrevistados, 19% apontaram as mídias sociais como fonte primária de notícias. A liderança ainda fica com canais noticiários de TV, com 31% da preferência. Sites de notícia seguem com a prata (28%).

Outros números interessantesfacebook-twitter-eua

- 33% dos usuários expressam seus pensamentos e opiniões nas redes sociais  

- 67% preferem apenas ler o que é postado pelos amigos nesses sites

- 72% postam sobre filmes após assistir um; 20% postam antes; e 8% postam durante

- 8,5% dos entrevistados pararam de assistir o seriado Jersey Shore por causa de algum comentário que viram nas redes sociais

- 98% dos usuários tem uma conta no Facebook e 56% no Twitter; destes, 9 de 10 visitam o Facebook pelo menos uma vez por dia enquanto 1 de 2 fazem o mesmo no Twitter

Número de horas gastas semanalmente com atividades on-line

- 8 horas visitando redes sociais

- 8 horas ouvindo música

- 7 horas assistindo programas de televisão

- 4 horas assistindo filmes

- 4 horas assistindo vídeos (Youtube, por exemplo)

- 4 horas em mensageiros instantâneos (Bate-Papo do Facebook, MSN, AIM, por exemplo)

O estudo traz informações bastante curiosas e reveladoras sobre os hábitos sociais dos americanos no ambiente on-line. Essas estatísticas podem ser determinantes quando pensamos na elaboração de um plano de atuação nas mídias sociais. Ainda que os dados correspondam aos EUA, ele servem como base para identificar tendência de comportamento em todo o mundo, o que inclui o Brasil.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top