17 de abr. de 2012
0 comentários

Marcas têm menos seguidores do que celebridades no Twitter, mas lideram no Facebook


O diretório Fan Page List, especializado em estatísticas em tempo real de redes sociais, tem uma sessão dedicada às marcas mais populares no Twitter. Mas além do ranking corporativo, os dados publicados no site também revelam que quem impera mesmo no microblog são as celebridades. marcas_populares_twitter

Com aproximadamente 11,3 milhões de seguidores, a marca mais famosa no microblog é o Youtube. Logo depois vem a conta oficial do próprio Twitter, com quase 9,5 milhões de seguidores. O terceiro lugar fica com a versão espanhola do perfil do microblog com 8,7 milhões. A lista completa segue ao final do texto.

Ao observar os números com um pouco mais de cuidado, contatamos algo bem interessante. Entre os 20 perfis mais populares do Twitter, 18 são de celebridades. Apenas as contas @Youtube e @twitter figuram no ranking, ocupando o 11º e 19º lugar respectivamente, ou seja, nem no top10 elas entrariam.

De certo modo, isso demonstra que os usuários do Twitter parecem se interessar mais por “pessoas” do que por marcas corporativas. Mesmo considerando o fato de que o perfil de uma celebridade não deixe necessariamente de ser tratado como uma marca, existe uma grande diferença entre uma empresa e um ser humano.

Os números vão de encontro a uma pesquisa publicada recentemente pela Social Bakers. O estudo revelou que os usuários se envolvem mais com marcas no Facebook do que no Twitter. Uma das motivações, segundo a pesquisa, é a grande variedade de recursos oferecidos pela rede de Zuckerberg para as marcas interagirem com seus seguidores, o que não acontece no microblog.

As três fanpages mais populares são todas de marcas: a do próprio Facebook na liderança, o jogo Texas HoldEm Poker em segundo e o Youtube logo em seguida.

facebook_marcas
No Facebook, os fãs podem acessar conteúdo como fotos, aplicativos e a recente linha do tempo com a história da marca, enquanto o Twitter oferece, tecnicamente, apenas os 140 caracteres com links para conteúdo externo. O estudo deixou claro que a linguagem no microblog é bem específica, e quando bem utilizada, também traz ótimos resultados.

Ainda de acordo com o relatório, algumas das vantagens do Twitter estão na velocidade de publicação, a frequência maior de postagens e a possibilidade de atingir muito mais pessoas.

Aprender a observar esses detalhes é de extrema importância para entender melhor o comportamento dos usuários em cada rede. Certamente isso é algo que as marcas mais populares no Twitter vêm tentando fazer, e por sinal, com muito sucesso.

Confira abaixo o ranking com as 10 marcas mais seguidas no Twitter*. Para conhecer os 20 perfis mais populares, clique aqui.

- Youtube (@Youtube, 11.261.480 seguidores)
- Twitter (@twitter, 9.498.070 seguidores)
- Twitter Español (@twitter_es, 8.720.005 seguidores)
- CNN Breaking News (@cnnbrk, 7.149.390 seguidores)
- TwitPic ( @TwitPic, 7.037.085 seguidores)
- UberSocial (@UberSoc, 6.248.920 seguidores)
- New York Times (@nytimes, 4.862.154 seguidores)
- NBA (@NBA, 4.768.670 seguidores)
- Google ( @google, 4.584.483 seguidores)
10º - E! Online ( @eonline, 4.350.860)

* Dados consultados no dia 16 de abril de 2012 às 21h50 no site Fan Page List.

Aproveite o clima e siga o Coluna Digital no Twitter e curta nossa página no Facebook. Você também pode assinar nosso Feed RSS ou Newsletter no menu lateral!


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top