25 de jan. de 2013
0 comentários

Liveblog Pro: plataforma gratuita de liveblogging para jornalistas e blogueiros


Plataforma Liveblog Pro foi pensada para jornalistas
O Liveblog Pro é uma plataforma gratuita voltada à publicação de conteúdo em tempo real, facilitando a cobertura de eventos através de liveblogging. De acordo com um de seus idealizadores, o jornalista Joseph Stashko, a ferramenta foi desenvolvida focando as necessidades de jornalistas.

Para quem não está familiarizado com o termo “liveblogging”, que em tradução livre é algo como “blogando ao vivo”, a prática consiste na cobertura em tempo real de algum evento ou acontecimento por meio de um blog. O formato de liveblogging é algo semelhante ao que vemos no Twitter em muitos casos: atualizações pequenas e constantes acerca de um fato, enquanto ele acontece.

Assim como o Twitter, o Liveblog Pro tem grande potencial de uso para jornalistas na cobertura de um evento em tempo real, seja independente, para um veículo de mídia ou assessoria de imprensa de uma organização.

Mas, diferente do Twitter, o Liveblog Pro é mais flexível quanto ao formato. Além de não se limitar a 140 caracteres, o liveblogging pode ser incorporado em outros sites e blogs, ou seja, no seu próprio blog ou site. Facilita e amplia o alcance. Testei a incorporação no Tumblr – fique a vontade para falar nos comentários sobre outras plataformas que tenham funcionado.

O Liveblog Pro também permite o upload de imagens e incorporar (embed) conteúdo de mídias sociais no seu liveblogging, enriquecendo o formato da transmissão. Twitter, Youtube, Instagram, SoundCloud, Twitpic e outras (ver lista completa) são compatíveis com o Liveblog Pro. E o mais legal é que ele incorpora o conteúdo sem a necessidade de códigos. Basta colar a URL e pronto. Rápido e prático.

liveblog-pro-evento
Ainda não existe aplicativo do serviço para iOS, Android ou Windows Phone. Mas o design otimizado do Liveblog Pro possibilita a criação de liveblogging’s em dispositivos móveis sem grandes problemas. Testei no iPhone e iPad. Jornalismo e mobile devem sempre andar lado a lado.

A ótima notícia é que o Liveblog Pro é gratuito. Mas o serviço também pode ser adquirido no plano “Business”. O que o pacote “Basic” (grátis) não tem em relação ao pago é a disponibilidade de opções de SEO para liveblogging incorporado, mais de um contribuidor nas sessões de blog, integração completa com o Twitter e adição da sua própria marca ao produto. Outra característica que não achei em nenhuma das duas versões é um contador de visitas.

O suporte do serviço informa que não há limite de leitores, mas parece que para acompanhar quantas pessoas estão acompanhando é necessário uma solução terceirizada. O Google Analytics Real Time é uma alternativa.

Você é jornalista e/ou blogueiro e precisa de uma plataforma gratuita de liveblogging? Fica a dica. Muito bom, não?

Acesse o Liveblog Pro

(via Jornalistas da Web)


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top