11 de jul. de 2012
0 comentários

News360 e tendências do jornalismo: mobilidade, curadoria, segmentação e geolocalização


App News360 personaliza consumo de notícias
Num cenário onde falta tempo e sobra informação, filtrar conteúdo é essencial para não nos perdemos no mar de notícias, artigos, reviews, etc. Diante dessa necessidade, mobilidade e segmentação são palavras-chave para quem lida diariamente com conteúdo, seja no consumo ou produção. Hoje me deparei com o app News360, que trabalha exatamente esse conceito.

News360

A proposta do News360 é transformar seu dispositivo móvel, seja um tablet ou smartphone, num jornal completamente personalizado. Ao instalar o app, podemos escolher diversos assuntos, que variam desde editorias comuns a até Zumbis, Paranormal e por localidade, baseado no GPS do seu aparelho. Dentro de cada tópico há várias subseções, especificando ainda mais o tipo de conteúdo que queremos consumir.

O app também permite o acesso via Facebook, Twitter, Evernote, Google Plus e Reader. Ao configurar algum dos serviços, ele identifica, de acordo com quem você segue, páginas que curte, etc, quais são seus interesses. Uma vez completa a análise, são oferecidos os principais assuntos para escolhermos. Também é possível fazer uma busca por interesse, como um time de futebol ou veículo de comunicação específico.

O único detalhe realmente negativo do app é o fato de todo o conteúdo apresentado ser em inglês.  Não consegui achar nada em português. Mas para quem domina a língua inglesa, certamente esse não será o problema.
Outra função bastante útil do News360 é a possibilidade de disponibilizar conteúdo offline e sincronizar com todos os seus dispositivos. Quem usa serviços como o Instapaper, sabe o quanto isso é bom. 

O app está disponível gratuitamente para dispositivos Android (tablets e smartphones) e iOS (iPhone e iPad).

Tendências do Jornalismo refletidas no app

Por mais que você não vá usar o aplicativo, seria extremamente interessante observar alguns conceitos trabalhados por ele. E se você for Jornalista, estudante ou simplesmente se interessa por comunicação, deve ficar mais atento ainda.

Um dos itens apontados no post sobre tendências do Jornalismo para o futuro é o crescimento da telefonia móvel. Os dispositivos mobile são aparelhos muito úteis na prática da profissão, como destaquei nessas dicas de uso para produção de matérias.

A segmentação de conteúdo e integração com redes sociais também têm tudo a ver com o desenvolvimento do trabalho nessa área. Nessas plataformas o público expõe como nunca o seus interesses. Elas são eficientes locais para descobrirmos o que é tendência e alcançarmos nosso público-alvo.

O último ponto de destaque é a geolocalização. Pessoas querem, e agora conseguem com mais facilidade, saber o que está acontecendo a seu redor. Jornalistas já podem pensar não só em pautas, mas em formatos de distribuição de notícias locais. Para isso, canais em mídias sociais e técnicas de SEO ajudam, e muito, que os moradores da região que você cobre acessem seu conteúdo.

E você, o que acha?


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top