13 de jul. de 2012
0 comentários

Jornalismo Digital e Empreendedorismo: 10 dicas para começar seu negócio


Prórpio negócio de Jornalismo Digital
A redução de jornalistas nas redações dos grandes jornais acaba obrigando muito desses profissionais a procurar novos caminhos. E para ajudar quem busca alternativas diferentes à contratação, seguem 10 dicas para empreendedores digitais da área de Comunicação e Jornalismo.

Encontrei as dicas no blog News Entrepreneurs, editado por James Breiner, consultor e professor de Jornalismo Digital e Empreendedorismo. São palavras valiosas para estudantes de Jornalismo e profissionais decididos a trilhar o caminho empreendedor.

10 mandamentos para empreendedores de Jornalismo Digital

1) Momentos de crise são uma boa oportunidade para ser criativo. Se for possível ficar um tempo sem procurar emprego, desenvolva seu próprio projeto. No caso de ter que trabalhar, reserve um tempo para dedicar ao seu empreendimento.

2) Crie algo que não existe. Há vários assuntos que a mídia tradicional não cobre. Explore-os. Não se restrinja a redigir notícias, tente inovar desenvolvendo um estilo próprio de escrever e oferecer serviços.

3) Trabalhe com algo que realmente gosta. Se o negócio não der certo, pelo menos o trabalho foi desenvolvido com prazer.

4) Trabalhe muito. O máximo que puder (e não puder). Depois de surgir uma ideia, a única coisa mais importante que seu talento é o tempo que será dedicado a ela. Mas cuidado: isso pode criar problemas com a família, amigos e namorada (o).

5) Monte uma equipe com habilidades variadas. De nada adianta um grupo de bons Jornalistas se não houver um Programador, Vendedor, Designer e por ai vai. A combinação de talentos é essencial. Sempre adequando ao formato da empresa, claro.

6) O aprendizado nunca acaba. Quando você acha que domina tudo, surge uma nova plataforma junto com outra rede social e mais algumas ferramentas. Na internet, o que funciona hoje pode já não ser o suficiente amanhã.

7) Busque fontes de renda variadas. Devemos ser criativos e flexíveis. Todos os setores da empresa são fundamentais.

8) Tenha estilo. Você é a marca. O mundo tem que (re) conhecer sua empresa.

9) Não descuide dos pequenos detalhes. Toda empresa tem que se preocupar com as contas, administração e capacitação profissional.

10) Todos cometemos erros. Aprenda com eles e tente de novo. Dor de cabeça é normal. Mas não abuse, porque nem todo erro permite uma segunda chance.

E aí, pronto pra começar seu negócio?

Mais informações sobre a fonte

James Breiner, do News Entrepreneurs, retirou o que chama de “10 mandamentos para empreendedores de Jornalismo Digital” do livro “Microperiodismos: Aventuras Digitales en Tiempos de Crisis”, lançado na Espanha por Eva Domínguez y Jordi Pérez Colomé em janeiro de 2012.

O livro traz a história de 13 jornalistas espanhóis que aproveitaram o momento de crise econômica do país para apostar em seus empreendimentos digitais. Os casos servem como estímulo para os profissionais que buscam trabalho fora das tradicionais redações dos grandes veículos. Quem entende o idioma espanhol pode até arriscar a leitura completa da obra, que custa 12 euros na versão impressa e 5 euros na digital.


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top