18 de dez. de 2012
0 comentários

Gangnam Style, Nostradamus e fim do mundo: como descobrir a farsa com a busca avançada do Google


Profecia de Nostradamus e Gangnam Style é falsa
Um boato com uma suposta citação do profeta Nostradamus associando o mega hit Gangnam Style ao apocalipse está circulando nas redes sociais, aumentando ainda mais o buzz em torno do fim do mundo, “marcado” para 21 de dezembro. A história é falsa. E a intenção deste post é mostrar como usei a busca avançada do Google para investigar a “profecia” ligada ao coreano PSY.

Essa é uma aplicação prática do post: como verificar a credibilidade de informações no Google, publicado na Coluna Digital há alguns meses. O processo é extremamente importante para que jornalistas e blogueiros não publiquem histórias falsas, sobretudo numa época em que elas pipocam nas redes sociais. Esse boato é um ótimo exemplo, pois estou vendo muita gente disseminando a história sem sequer questioná-la.

Entenda a “profecia” que associa Gangnam Style do PSY com o fim do mundo

A história surgiu a partir de um post no fórum The Project Avalon, citado pelo Tecmundo, em que as seguintes palavras foram atribuídas à Nostradamus. “From the calm morning, the end will come. When of the dancing horse, the number of circles will be 9.” (“Da manhã calma, o fim virá. Quando do cavalo dançante, o número de círculos será 9”, em tradução livre).

A interpretação do texto indica que o “cavalo dançante” diz respeito à coreografia da música, o nome do país de origem do cantor, a Coreia do Sul, significa “terra da calma manhã”, e para finalizar, os nove círculos seriam a marca de 1 bilhão de visualizações do vídeo no Youtube, número que contém nove zeros (os “círculos”). Todos elementos “de onde virá o fim”. Muito criativo, devo admitir.

psy-nostradamus
Descobrindo a farsa do “Apocalipse Style” com o Google

Nostradamus viveu entre 1503 e 1566, portanto, o material publicado em seu nome está acessível, jogando muito por baixo, há pelo menos um século. E se houvesse algum grande achado recente, existiriam notícias a respeito.

Ao regular a busca avançada do Google para datas anteriores ao ano 2000 com parte da “profecia” (em inglês) entre aspas, pesquisando o termo exato, nada relevante foi encontrado. Em se tratando de uma profecia de alguém tão velho, deveria haver algum registro mais antigo.

Alterei a busca para “Livros”, escolhendo apenas os disponíveis para visualização online. Inseri trechos da profecia. O resultado? Nada. Se em três livros (aqui, aqui e aqui) sobre profecias de Nostradamus nada foi encontrado, com certeza há algo errado.

Por fim, considerando a busca comum no Google, ao pesquisar pela previsão com ou sem aspas, com e sem filtro de data, absolutamente todos os resultados estão ligados ao Gangnam Style. Isso significa que as palavras atribuídas ao profeta só existem nesse contexto.

Caso Nostradamus as tivesse dito antes do lançamento da música do PSY, conseguiríamos encontrá-las fora desse contexto. Afinal, profecias, obviamente, são feitas (muito) antes do fato que ela menciona.

Mito derrubado! Não publique qualquer coisa como se fosse verdade

goog
Esse foi só um exemplo do uso das ferramentas do Google para apurar e confirmar histórias. Dominar esses recursos, os adotando na prática é importante para evitarmos a publicação de histórias falsas como se fossem fatos verídicos.

Veja toda a série de posts ensinando como fazer busca avançada no Google:

- Dicas para otimizar a busca no Google: encontre os melhores resultados

- Dicas para otimizar a busca no Google: como fazer pesquisa avançada

- Dicas de busca no Google: como verificar a credibilidade de informações


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top