14 de mar. de 2013
0 comentários

Fim do Google Reader: migrar os feeds para redes sociais é uma alternativa


Migrando do Google Reader para Twitter e FacebookCom o fim do Google Reader, importante ferramenta para profissionais de comunicação online, anunciado para 1 de julho deste ano, devemos encontrar alternativas. Alguns blogs já estão indicando leitores de RSS equivalentes, como Feedly e NewsBlur. Paralelo a essas sugestões, trago outra ideia: substituir o Reader por um feed social.

Como assim, Guilherme? Muito simples. Otimizar o Facebook ou Twitter para receber o conteúdo dos sites e blogs que assinava o RSS. E quando digo “otimizar”, é porque vamos além de simplesmente curtir a fanpage ou segui-los no microblog.

Trata-se de usar as listas de interesse do Facebook e as listas do Twitter para agregar o conteúdo e recebê-lo de maneira organizada e separada das demais atualizações dos seus contatos, assim como era no Google Reader. A grande diferença está na frequência das atualizações e no fato de ter que visitar o site de origem. Pois com o RSS recebíamos o conteúdo assim que publicado no blog e, na maioria dos casos, líamos ali mesmo. Nas redes sociais, não.

Se a hora da publicação e visita externa não forem problemas para você, escolha a rede social de sua preferência e siga os tutoriais linkados abaixo. Se apenas a frequência das atualizações faz diferença pra você, continue aqui para essa aprender a técnica que bolei há algum tempo para “cercar” diversos meios para consumo de informação.

- Listas de interesse do Facebook personalizam seu feed de notícias

- Tutorial para criar, configurar e assinar listas no Facebook

- Como usar listas para otimizar seu perfil no Twitter

Inserindo o RSS Feed de qualquer blog/site em um perfil social


Não é necessário conhecimento avançado para isso, mas um pouco de noção de mídias sociais facilita bastante o processo. A desvantagem é que o trabalho é manual, pelo menos no método que usei.

1)    Crie uma fanpage ou um perfil no Twitter, de preferência restritos ao público.

2)    Adicione um aplicativo de RSS como o RSS Graffiti à página do Facebook e Twitterfeed ao perfil do Twitter.

3)    Nas configurações do app, insira o endereço do Feed dos blogs que você segue e direcione à página/perfil.

4)    Crie uma lista na rede escolhida apenas com o perfil/página que configurou.

5)    Pronto. Agora você terá, sem atraso, todo o conteúdo que consume via RSS, diretamente na sua rede social favorita.

Mais detalhes sobre a configuração de listas nos links lá em cima.

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top