16 de jul. de 2012
0 comentários

Evernote como ferramenta de trabalho no Jornalismo


evernote-jornalistas
Muitas pessoas, especialmente donos de dispositivos móveis, já devem ter ouvido falar no Evernote. Conhecido por facilitar a sincronização de notas e outros tipos de arquivo entre nossos computadores e portáteis, o serviço tem várias utilidades. Entre elas, destaco as que fazem o Evernote ser útil para Jornalistas e Blogueiros.

O Evernote funciona como uma espécie de bloco de notas digital. O serviço tem versões grátis e paga. Mas garanto que, dentro das dicas que passarei, a versão gratuita é suficiente. Entre os dispositivos móveis, o app pode ser baixado para iOS (iPhone e iPad), Android, Windows Phone, Blackberry e WebOS. Nos computadores, ele é compatível com Windows, Mac OS X, Safari, Chrome e Firefox.

Como Jornalistas podem transformar o Evernote numa ferramenta de trabalho

As dicas são baseadas em experiências próprias na minha rotina numa Assessoria de Comunicação. Uso um tablet e um computador para trabalhar diariamente.

Dentro de uma Nota do Evernote, é possível acrescentar três tipos de conteúdo que podem ser essenciais na produção de uma matéria: texto, áudio e imagem. 

De começo, uso a Nota para acrescentar as principais informações que apuro. Na hora de fazer uma entrevista, às vezes fica difícil de escrever tudo o que a fonte está falando. Por isso gravo o depoimento do entrevistado e anexo à mesma nota onde estão escritas as informações chave para a matéria.

Também é interessante ter uma imagem, ainda que simples, para ilustrar aquele texto. Por que não fotografar ou anexar uma imagem da biblioteca do seu gadget à nota que estamos criando? Desse modo fica mais fácil organizar o material base para a matéria a ser redigida em seguida.

Ao concluir o trabalho de apuração, é hora do Jornalista ir para o computador produzir o texto. Todo o material presente numa Nota do Evernote será sincronizado automaticamente com seu computador. Para isso, basta conectar ambos os aparelhos à internet. Se você quiser organizar mais ainda o conteúdo, adicione Tags a Nota para distingui-la das demais.

evernote-jornalistas2

Algumas limitações do Evernote Grátis – que podem ser contornadas

Todo serviço que oferece versões paga e gratuita acaba trazendo limitações para quem não desembolsa seu dinheiro. No caso do Evernote, as duas principais desvantagens para mim são o espaço para upload de arquivos (60MB mensais) e indisponibilidade de notas antigas off-line.

A solução mais prática é se tornar usuário Pro pelo valor de $5 mensais ou $45 por ano. Mas se você, assim como eu, ainda não sentiu a necessidade de assinar o Evernote, aqui vai uma dica para acessar suas Notas a qualquer momento e economizar espaço de upload:

Sempre que finalizar uma nota, copie todo o seu conteúdo e cole no Bloco de Notas nativo do seu gadget (tablet/smartphone/computador). Nesse caso, o texto estará disponível a qualquer momento. As fotos sempre estarão na sua biblioteca de mídia (dispositivos móveis). No computador, salve-as. Quanto ao áudio, só é possível salvá-lo no computador.

Para economizar espaço em disco, anexe imagens apenas quando for muito necessário, afinal as fotos costumam ocupar mais espaço do que áudio e texto. Tire fotos com a câmera de seu gadget e envie por e-mail ou descarregue por USB ou carão SD.

Observação: para Criar uma Nota no Evernote, não é necessário estar conectado a internet. A conexão só é obrigatória para Sincronizar e acessar Notas antigas.

Tem outras dicas de como um Jornalista ou Blogueiro pode usar o Evernote? Fale com a gente!

Mais posts sobre Jornalismo Digital

- Tablets e celulares para jornalistas: dicas de uso para produção de matérias

- Jornalismo, Mídias Sociais e Mobile: o futuro é agora

- Surface: como o tablet da microsoft pode ser útil para Jornalistas?

- Jornalismo no Google Plus: como jornalistas podem usar a rede social

- Jornalismo Digital e Empreendedorismo: 10 dicas para começar seu negócio


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top