5 de mar. de 2013
0 comentários

Jornalismo no Vine: como jornalistas podem usar a rede social


Dicas para jornalistas no VineO Vine é uma plataforma móvel lançada pelo Twitter que possibilita a criação de vídeos de até seis segundos. Os “pequenos GIFs com som” têm grande potencial para contar histórias, cabendo ao jornalista compreender essa linguagem para engajar o público. Pensando nisso, listei exemplos de jornalismo no Vine.

Antes de tudo, o primeiro passo é entender o grande segredo do Vine: os vídeos podem ser gravados em “tomadas” - seis segundos de plano sequência quase nunca podem dizer muita coisa – mas, em tomadas, sim. Esses videozinhos da rede social são chamados de vines.

Por fim, a estrutura básica de funcionamento da rede social: hashtags, integração ao Facebook e Twitter (que te leva aos blogs/sites com tweets incorporados), conexões baseadas em seguidores. Pronto. Agora os exemplos abaixo farão mais sentido.

Como jornalistas podem utilizar o Vine para engajar o público

Bastidores de redações no Vine

Todo mundo gosta de ver os bastidores: quem, como e onde as notícias que você lê todo dia são produzidas. Redações de grandes jornais no mundo publicaram vines de suas produções, ilhas de edição, etc. Até eu mesmo me aventurei num vine à lá “antes e depois” durante a gravação de uma entrevista que acompanhei. Seis segundos entre a preparação da entrevista e a edição final na TV – nove horas para completar a filmagem. Confira abaixo:




Relatos e denúncias

Às vezes mostrar várias imagens para ilustrar a sequência de um fato pode ser cansativo. Mas também não há tempo ou condição de produzir um vídeo e publicá-lo. Recentemente me deparei com um problema numa enquete online. Para reportar a falha aos responsáveis, gravei um vine ilustrando cada etapa que levava ao erro. Eis o resultado:

Há poucas semanas publiquei artigo mostrando como uma repórter do Wall Street Journal usou o Vine para cobrir a Semana de Moda de Nova York.

Trouxe diversos exemplos no post, mas a essência era justamente a habilidade de agregar diferentes etapas de uma situação utilizando seis segundos: a repórter compilou três desfiles em um só vine, ao invés filmar cada um na íntegra.

Marketing pessoal

Me deparei com dois exemplos interessantes de jornalistas utilizando o Vine para promover sua imagem profissional. A norte-americana Dawn Siff criou um currículo de seis segundos no Vine. Isso mesmo, um currículo. Observe como ela aproveita cada segundo para dizer um atributo e ilustrá-lo ao mesmo tempo.

O outro é mais simples, mas não menos interessante. Este usuário aproveitou a rede para um tease de programa na TV. Pequena propaganda que pode aumentar a audiência.

Aproveitando o clima, publiquei este vine ontem com intenção semelhante.

E você, tem alguma ideia ou viu um bom exemplo de uso do Vine no jornalismo por ai? Conte para a gente!

Continue ligado na Coluna Digital, pois já estou trabalhando em posts com dicas e tutoriais para jornalistas usarem o Vine. Conecte-se a nós no Facebook, Twitter, Google Plus ou RSS.

Quer mais dicas de jornalismo digital com mídias sociais?

- Jornalismo no Instagram: 6 dicas para jornalistas na rede social
- Jornalismo no Google Plus: como jornalistas podem usar a rede social
- Facebook como ferramenta de marketing pessoal para jornalistas
- Como jornalistas podem usar o Tumblr para construir presença online

Todos os posts sobre Jornalismo Digital – Todos os posts sobre Mídias Sociais

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top