28 de jun. de 2012
0 comentários

Facebook: 10 erros de marketing na rede social que podem ser evitados


facebook-promoted-posts-600-275x171
Marcar presença na maior rede social do mundo tem sido parte da estratégia de comunicação de muitas empresas. Mas às vezes, na luta por estabelecer seu espaço, os profissionais por trás de uma marca no Facebook  acabam ultrapassando os limites. Trago uma lista de 10 erros de marketing no Facebook que devem ser evitados.

1 – Não preencher as informações de sua página completamente

As informações do seu negócio devem se completas e de fácil acesso para o público. Se sua empresa tem uma sede física, informe, se há um telefone de contato para o público externo, divulgue. As pessoas não são obrigadas a adivinhar as coisas sozinhas.

2 – Usar a foto de capa com conteúdo ilegal

Mas o que torna uma imagem de capa ilegal?

- Informações de compra ou preços, como por exemplo: “apenas R$99” ou “50% off”
- Algum pedido tipo “Curta”, Comente”, Divulgue”, etc
- Informações de contato como endereço no Twitter, telefone e site, por exemplo

3 – Quebrar as regras para realização de concursos e promoções

Este post do MestreSEO explica de maneira muito clara e simples quais são e como funcionam essas regras

4 – Postar demais

A menos que sua página se trate de um veículo de comunicação que por natureza gere novo conteúdo o tempo todo, excesso de posts incomoda muito. Quando o proposito é publicar muita coisa, o Twitter se encaixa mais no perfil. Veja mais informações sobre o melhor tipo de conteúdo para engajar os fãs no Facebook.

5 – Focar apenas em novos fãs

Se não estamos atingindo o público certo, de nada adianta ter milhares de fãs. Muitas ações promovem o ganho maciço de novos Curtis na página, mas ao final, a taxa de engajamento da audiência da página é insatisfatória. Antes uma comunidade menor mas segmentada do que uma grande massa de usuários que pouco se importam para o que publicamos.

6 – Textos muito grandes

Textos pequenos – entre 100 e 250 caracteres – chamam mais atenção do público. De acordo com uma pesquisa, conteúdos nesse formato conseguem em média até 60% mais Curtis, Comentários e Compartilhamentos do que um texto maior. Aqueles com menos de 80 caracteres atingem 27% a mais de engajamento.

7 – Posts fora do contexto da marca/empresa

Publicar conteúdo que não tenha ligação com sua marca pode confundir seus fãs. Não é saudável postar apenas conteúdo de auto promoção, mas por exemplo, se a empresa é da área de meio ambiente, notícias sobre o assunto e fotos de artesanato com material reciclável, por exemplo, cairiam bem. E não uma notícia sobre o jogo do Flamengo.

8 – Ignorar os Insights

Ficar por dentro dos resultados obtidos em sua fan page é essencial para construir uma estratégia de comunicação de sucesso. O Facebook Insights oferece dados preciosos para os administradores da página descobrirem o que está e o que não está funcionando. Desse modo é possível aperfeiçoar sua presença na rede social e ser mais relevante para o público

9 – Ser repetitivo

Não concentre em apenas um formato de publicação. Procure variar. Poste fotos, links, textos, vídeos, faça perguntas e por ai vai. Explore os recursos do Facebook na hora de fazer um post e ofereça a seu público maneiras diferentes de interagir com sua marca.

10 – Não explorar as opções de anúncios no Facebook

Podemos sim conseguir bons resultados na rede social sem ter que pagar por anúncios. Mas se o uso de publicidade for parte da estratégia, procure absorver o máximo de opções que temos a nossa disposição. Uma boa dica é esse ebook gratuito que ensina como criar e otimizar anúncios no Facebook.

Essas dicas são simples e podem até parecer óbvias em algum momento. Mas se bem implementadas, fazem toda a diferença no sucesso do gerenciamento de sua presença no Facebook.
(via Mashable)
Outras dicas do Facebook

- Facebook Pages Manager: tudo sobre o app móvel para páginas

- Melhor hora para postar no Facebook, Twitter e Tumblr, de acordo com o Bit.ly

-
Ebook gratuito ensina a criar e otimizar anúncios no Facebook

-
O que não fazer no Facebook - 11 comportamentos estranhos

-
Como excluir fotos e gerenciar álbuns no Facebook

-
Jornalismo no Facebook: Colaboração entre veículo e público

-
Como editar comentários no Facebook

Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top