14 de dez. de 2012
0 comentários

5 dicas para jornalistas e blogueiros utilizarem melhor o Flickr


flickr-logo1O Flickr é uma plataforma social de armazenamento e compartilhamento de imagens que pode ser extremamente útil para jornalistas e blogueiros. Com uma dose de criatividade e conhecimento dos recursos desse site, podemos explorar muito do seu potencial, o transformando numa verdadeira ferramenta de trabalho.

A função nativa do Flickr é o armazenamento e compartilhamento de fotos. Para quem produz esse tipo de conteúdo, a plataforma é uma ótima opção para publicar seu material. As vantagens são muitas, indo além de simplesmente postar fotos num site, como veremos em seguida.

Participe de grupos

A rede dispõe de mais de 1,5 milhões de grupos. Você pode aprender, ensinar, conversar, indicar, conhecer, enfim, trocar experiências com mais de 70 milhões de fotógrafos.

Existem grupos de vários segmentos, desde fotos de favelas até de casamentos, onde há pessoas interessadas em debater sobre assuntos específicos. Podemos tirar proveito disso ao procurar discussões com usuários diretamente relacionados ao tema de seu interesse. Interação é a ordem da casa.

Tags – encontre e seja encontrado

flickr-tags
Mecanismos de busca por tags ou palavras-chave são naturais para quem está habituado ao ambiente online. No Flickr não é diferente. Ao publicar uma imagem, adicione tags relacionadas ao seu contexto, de modo que o trabalho certo seja encontrado pela pessoa certa. O mesmo vale para procurar imagens. A busca avançada do Flickr oferece diversos filtros, como Creative Commons, data, tipo de mídia, de conteúdo, etc.

Imagens sob licença Creative Commons (CC)

Ainda no gancho das tags e pesquisas no Flickr, um recurso interessante da rede é a busca por imagens licenciadas em CC, ou seja, que podem ser reproduzidas livre e legalmente. Para blogueiros e jornalistas que precisam de uma foto profissional para ilustrar uma reportagem, é uma boa dica.

Para encontrar essas fotos, basta ir a “Busca Avançada” do Flickr e procurar pela opção que limita os resultados da busca para fotos em Creative Commons. Ainda é possível filtrar material para usar comercialmente ou ser modificado.

SEO e mapas – seu trabalho ainda mais encontrado

mapa-flickr
As imagens publicadas no Flickr são indexadas pelo Google. Portanto, alguém pesquisando por fotos ou fotógrafos no buscador poderá te encontrar, mesmo se a pessoa não tiver uma conta no serviço. Isso significa maior visibilidade para o seu trabalho e também maiores chances de você achar imagens dos outros.

O Flickr tem um sistema de geolocalização que permite inserir suas fotografias num mapa próprio. Além de ser uma maneira elegante de apresentar o conteúdo, facilita que potenciais clientes/leitores próximos a você o encontrem no mapa e vice-versa.

Incorpore álbuns e gadgets do Flickr em seu blog/site

O conteúdo publicado no Flickr pode ser incorporado em outras plataformas, expandindo o alcance do material publicado. Ao invés de postar as mesmas imagens em vários servidores, incorpore seu álbum de uma só vez no seu blog/site. O grande benefício desse recurso é praticidade para divulgar seu trabalho.

incorporar-flickr
Para incorporar um álbum ou imagem específica do Flickr é só acessá-lo, ir em “Slideshow”, “Compartilhar” e “Obter o HTML incorporado”. No momento de colar o código no local desejado, não se esqueça de, no seu sistema de publicação, trocar do modo “Editar” para “HTML”. Esse processo só funciona para as suas próprias fotos e álbuns.

O gadget do Flickr é mais generalista, pois captura suas últimas atualizações na rede. Geralmente é empregado em alguma parte do blog/site que não a postagem em si. O Ferramentas Blog traz um tutorial completo para sua implementação.

Mais dicas de jornalismo e mídias sociais:

- Jornalismo no Facebook: como encontrar fontes para uma reportagem

- Jornalismo no Tumblr: uma questão de linguagem

- Jornalismo no Instagram: 6 dicas para jornalistas na rede social

- Jornalismo no Google Plus: como jornalistas podem usar a rede social

- Notícias no Twitter: que tipo de tweet chama mais a anteção?

- O potencial das mídias sociais no jornalismo


Sobre o Autor:
Guilherme Ludwig é o criador da Coluna Digital. Jornalista, encara a profissão como um estilo de vida. Seu objetivo é trabalhar com jornalismo digital focado na área de Tecnologia. Google+ - Twitter - Facebook - Site

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top